Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

ES registra aumento de casos de meningite e acende sinal de alerta


14.02.2022

Apenas no primeiro mês de 2022, o Espírito Santo já registrou 15 casos confirmados e 5 óbitos pela meningite, entre viral, bacteriana e fúngica, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Em todo o ano passado, foram 79 casos no Estado, sendo 18 mortes registradas.

Diante deste cenário, o Governo do Estado, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/ES), emitiu uma nota de alerta para profissionais de saúde, bem como a nota técnica nº 02/2022, que dispõe sobre as condutas a serem adotadas diante do atendimento de casos suspeitos de meningite meningocócica do tipo C.

De acordo com a nota, frente a um caso suspeito, o atendimento clínico deve ser realizado em isolamento domiciliar ou hospitalar e o diagnóstico deve ser confirmado através de exame laboratorial. Outro ponto importante destacado é a adoção da quimioprofilaxia indicada para contatos próximos de casos suspeitos.

O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) reafirma a importância de profissionais de enfermagem que atuam na atenção primária à saúde em manter a cobertura vacinal em dia, uma vez que a Meningite do tipo C é um agravo imunoprevenível, ou seja, pode ser evitada por meio da vacinação.

Esta doença é de notificação compulsória, devendo todo caso suspeito ou confirmado ser notificado por profissional de saúde no sistema de notificação eSUS/VS.

A Secretaria Estadual de Saúde destaca que os casos suspeitos são crianças acima de 1 ano de idade e adultos com febre alta, cefaleia, vômitos em jato, rigidez da nuca e outros sinais de irritação meníngea, convulsões e/ou manchas vermelhas pelo corpo.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30