23/06/2022

Coren-ES é homenageado como “Destaque Capixaba” na Assembleia Legislativa

O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) foi homenageado como “Destaque Capixaba” pela atuação durante a pandemia da covid-19, durante sessão solene na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, realizada nessa terça-feira (21), no Plenário Dirceu Cardoso.

A homenagem foi uma iniciativa do deputado estadual Luciano Machado, onde foram entregues placas a pessoas e entidades que se notabilizam no desempenho de suas atividades. Na solenidade, estiveram presentes a conselheira secretária, Sandra Cavati, e o conselheiro tesoureiro, Douglas Lírio, representando o Coren-ES.

“Essa é uma homenagem justa. O Coren-ES atua para e pela Enfermagem. Quero agradecer a todos que compõem a mesa diretora do Conselho, além dos funcionários que trabalham de forma árdua para garantir o exercício profissional seguro da Enfermagem capixaba”, destacou Douglas Lírio.

Para Sandra Cavati, o Coren-ES está em um caminho diário em busca da valorização da categoria. “Tudo isso é possível graças ao trabalho e desempenho dos empregados do conselho, dos conselheiros e profissionais inscritos e atuantes em todos os 78 municípios do estado”, afirmou.

A Autarquia está presente, seguindo a Lei nº 5.905/73, que estabelece o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Enfermagem, para orientar, fiscalizar, disciplinar e estabelecer um exercício profissional de Enfermagem seguro e de qualidade. Atualmente, é composto por mais de 60 empregados (entre funcionários e estagiários), e organizado em diversos setores. No Espírito Santo está presente tanto na capital, Vitória, quanto em Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e São Mateus. 

Durante a pandemia, além da intensa produção das atividades finalísticas, o Conselho também esteve junto à categoria para somar forças nas lutas que enfrenta há anos, como por exemplo o piso salarial da enfermagem representado pelo PL 2564, de autoria do senador capixaba Fabiano Contarato. 

O Coren-ES marcou presença ao lado dos profissionais em passeatas, carreatas, caravanas e atos em Brasília, para que o grande sonho do piso fosse conquistado, e é uma honra para Coren-ES ser reconhecido por essas ações.