23/12/2021

Coren-ES lança Manual das Comissões de Ética de Enfermagem

O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) lança, nesta quinta-feira (23), o Manual das Comissões de Ética de Enfermagem (CEE).

O guia tem como objetivo orientar os profissionais de Enfermagem quanto à formação das Comissões de Ética de Enfermagem, além de determinar as funções, bem como informar a competência e atuação de cada membro. A publicação também visa esclarecer dúvidas sobre a estrutura e o funcionamento da Comissão, que é tão importante para o desenvolvimento profissional.

O Manual reforça o compromisso da gestão 2021-2023 com a qualidade de assistência de Enfermagem prestada à sociedade. Nele, pode-se verificar a necessidade e importância de normatizar o funcionamento das Comissões de Ética, com orientações detalhadas sobre a atuação dos profissionais nas comissões.

Desta forma, é imprescindível que as instituições de saúde e congêneres sejam estimuladas a formar Comissões de Ética de Enfermagem, uma vez que tais institutos se consolidam como “braços” do Conselho e têm funções de caráter educativo, consultivo e fiscalizador, para o bom exercício da profissão.

O que são as Comissões de Ética de Enfermagem (CEE)

Além da função educativa, consultiva e fiscalizadora do exercício profissional e ético da Enfermagem, às CEE também atuam preventivamente junto à categoria, fomentando a prática de atribuições legais, bem como a necessidade de salvaguardar a segurança do paciente, do profissional e das instituições.

As comissões também atuam ativamente no aprimoramento e atualização dos profissionais de Enfermagem, promovendo eventos que visam o estudo e a discussão das questões éticas e legais, contribuindo assim para o desenvolvimento da assistência de qualidade, excelência e livre de riscos, estimulando a consciência ética dos profissionais a elas vinculados.

Para mais informações, faça o download na íntegra do Manual das Comissões de Ética da Enfermagem.

Download do arquivo abaixo

MANUAL DAS COMISSÕES DE ÉTICA