11/11/2020

Enfermagem deve manter todos os cuidados

O número de pessoas internadas com quadro grave de covid-19 voltou a subir no Espírito Santo. São mais de 300 pacientes e uma taxa de 84% de ocupação dos leitos de UTIs. É o maior percentual das últimas três semanas.

A Enfermagem e os demais profissionais de saúde devem continuar atentos. Quem está no enfrentamento direto à pandemia precisa de toda proteção, como EPIs compatíveis e de qualidade, treinamento constante e fluxos adequados para o manejo da covid-19.

Desde o início da pandemia o Coren-ES intensificou as fiscalizações, inclusive criando uma força tarefa que é a operação Anna Nery. Essa atuação resultou em ambientes mais seguros para profissionais de Enfermagem e pacientes.

A presidente do Coren-ES, Andressa Barcellos, alerta os auxiliares, técnicos de Enfermagem e enfermeiros a não aceitaram condições fora dos protocolos de saúde para atendimento a pacientes com suspeita ou confirmados de covid-19.

“Se você não está recebendo os EPIs corretos ou está exposto a situação de risco que podem ser evitadas, denuncie que iremos fiscalizar e cobrar providências”, disse Andressa.

As denúncias em relação à covid-19 continuam sendo recebidas pela nossa Ouvidoria aqui no site.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, mais de 19 mil profissionais de saúde foram contaminados e 43 perderam a vida em razão da pandemia, sendo 13 da Enfermagem.