14/06/2022

ES vive 5ª onda da pandemia da covid-19

O Espírito Santo voltou a registrar quase dois mil casos confirmados da covid-19 em apenas 24 horas. Esse patamar não era alcançado desde fevereiro deste ano. 

Segundo dados divulgados pelo Painel Covid-19, da Secretaria de Estadual de Saúde (Sesa), nessa segunda-feira (13) foram contabilizados 1.942 casos confirmados e dois óbitos no intervalo de um dia.

Na última semana, a Sesa alertou que o Espírito Santo vive a quinta onda da pandemia, e a previsão é que os casos aumentem até o final deste mês.

O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) reforça a importância da imunização em massa para a redução de mortes, internações e sintomas graves ocasionados pela doença. A fim de impedir uma piora mais acentuada da 5ª onda da pandemia, é necessário que o Governo do Estado e as prefeituras municipais corroborem os investimentos na saúde pública, massificando a campanha de incentivo à vacinação, bem como 4ª dose em toda a população capixaba, e reforçando os benefícios gerados pelo correto uso de máscaras. Também é necessário realizar a busca ativa por pessoas que ainda não iniciaram ou completaram seus esquemas vacinais.

Enfermagem é essencial para redução de casos graves da covid-19

A Enfermagem, maior categoria profissional de saúde do Brasil, vem cumprindo com o seu papel, atuando diretamente na linha de frente para promover a saúde dos pacientes e, também, sendo protagonista nas conduções dos planos de imunização do Sistema Único de Saúde.

Dados covid-19 no ES

Até o momento, o Espírito Santo chegou a 1,07 milhão de casos confirmados da doença. Óbitos somam 14,4 mil.