MEC regulamenta direito à amamentação em instituições federais de ensino
Conselho Federal de Enfermagem participou da cerimônia de assinatura, em apoio à amamentação

Conselheiro Antônio Coutinho representou o Cofen
A amamentação, direito da criança e da mãe, deve estar garantido nas instituições de ensino federal. Portaria instituindo política de apoio à amamentação foi assinada nesta manhã (10/5) pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. O Ministério da Educação orienta, entre outras medidas, a criação de salas de apoio à amamentação, com uso opcional.
A Enfermagem tem um papel fundamental no apoio à amamentação, comprovadamente capaz de reduzir infecções e alergias. Representado pelo conselheiro Antônio Coutinho, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) participou da cerimônia de assinatura da portaria ministerial.
“Parabenizamos o Ministério da Educação pela iniciativa, que oferece às estudantes e profissionais condições para seguir amamentando seus bebês”, afirmou o conselheiro.
O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam que os bebês sejam amamentados por até dois anos ou mais e que o leite materno seja o único alimento da criança até o sexto mês de vida. O aleitamento materno reduz a ocorrência de infecções e alergias em recém-nascidos, e está associado, em longo prazo, à redução da obesidade, diabetes e hipertensão arterial. Alguns estudos, citados na cerimônia, apontam correlação entre o desenvolvimento intelectual da criança e a amamentação.
Veja Mais
- 05/07/2017 11:24
Doação de leite humano ajuda a salvar quase dois milhões de recém-nascidos - 23/02/2017 13:45
Ministério da Saúde publica diretrizes para parto normal no Brasil - 26/10/2016 12:39
Enfermagem lança moção de apoio às Diretrizes para Parto Normal - 23/09/2016 16:23
Auditório cheio no 2º Seminário do Aprimoramento da Rede Cegonha - 21/09/2016 13:50
Participe do 2º Seminário do Aprimoramento da Rede Cegonha