21/05/2020

Sesa pactua adequações no Infantil de Vitória, após Coren-ES anunciar suspensão de serviços

O Conselho ainda iniciou conversa sobre o Hospital Antônio Bezerra de Faria, que também está caótico

As irregularidades encontradas nas dependências do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória – Milena Gottardi, em Bento Ferreira, levaram o Coren-ES a anunciar a suspensão dos serviços de Enfermagem na unidade. Após essa decisão do Conselho, a Sesa pactuou as adequações necessárias.

Ausência de fluxos para atendimento aos casos de COVID-19, suspeitos ou confirmados, uso inadequado de EPIs, áreas comuns, como refeitório e repouso, sem resguardo do distanciamento necessário e déficit de profissionais.

Essas e outras deficiências apuradas esta semana, durante fiscalizações da Operação Anna Nery, foram comunicadas à Secretaria Estadual de Saúde e aos gestores do hospital. Em razão da gravidade dos problemas, o fato também ganhou destaque na imprensa capixaba.

Na tarde dessa quarta-feira (20), a presidente do Coren-ES, Andressa Barcellos, e a coordenadora de Fiscalização, Jussara Sardenberg, se reuniram com a subsecretária de Atenção à Saúde, Quelen da Silva, para discutir o assunto. Também estavam presentes a diretora-geral do HINSG, Thais Regado, e Mariela Ramos, da assessoria da Sesa.

Todos os itens do relatório de fiscalização foram discutidos e tiveram pactuação de prazos para atendimento. Algumas adequações serão feitas de imediato e outras ocorrerão até 29 deste mês.

Outro passo importante foi a definição de um canal de negociação com o Conselho.  A referência passa a ser a Subsecretaria de Atenção à Saúde.

HABF – O serviço de Enfermagem do Hospital Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha, também passou por fiscalização da Operação Anna Nery, nessa quarta-feira (21). Irregularidades gravíssimas foram verificadas e relatadas à Sesa, que agendou nova reunião com o Conselho para a próxima segunda-feira (25).

“É inaceitável a situação da Enfermagem naquele hospital. As condições de trabalho são degradantes. Profissionais e pacientes correm todo tipo de riscos no local”, disse a presidente do Coren-ES.

O Conselho também já solicitou agenda com a subsecretária de Atenção à Saúde para tratar das irregularidades do Hospital Dório Silva, na Serra.

A Operação Anna Nery já resultou em melhorias e vai continuar por tempo indeterminado.