Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Anúncio de que auxiliares e técnicos de enfermagem terão espaço no Cofen marcou o início do 1º Conaten no ES


01.06.2012


Decisão deverá inaugurar uma nova era na enfermagem

A noite de quarta-feira, 30, foi de grande eoção para os auxiliares e técnicos de enfermagem do Brasil. Primeiro porque foi aberto oficialmente o 1º Conaten, evento realizado no Centro de Convenções de Vila Velha, exclusivamente para as duas categorias. A segunda razão foi um anúncio feito pela presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Marcia Cristina Krempel, durante solenidade de abertura. Ela afirmou que auxiliares e técnicos de enfermagem irão compor uma Câmara Técnica que será criada no Cofen com o objetivo de discutir, promover a reflexão e contribuir para a apresentação de propostas relativas às duas categorias e às políticas de saúde em geral.

 “Os auxiliares e técnicos de enfermagem devem fazer parte do Plenário do Cofen. Mas isso só será possível com a mudança da lei pelo Congresso Nacional. E nós sabemos que isso é sempre muito demorado. Com a criação da Câmara Técnica, começamos a corrigir uma distorção imposta pela lei que instituiu os Conselhos de Enfermagem. Afinal, quem cuida com excelência, como os auxiliares e técnicos, também deve ser cuidado da mesma forma”, concluiu.

O presidente da Associação Nacional de Enfermagem (Anaten) José Antonio da Costa, ressaltou a importância do anúncio feito pela presidente do Cofen lembrando que há uma dívida com os profissionais de nível técnico no que diz respeito à participação no Sistema Cofen/Corens. “É uma emoção muito grande receber a notícia da criação da Câmara Técnica. Significa o reconhecimento de um direito nosso. Comparo esse momento ao nascimento de uma criança. De fato, é uma vida que começa após anos de gestação.” Depois de agradecer a entidades e pessoas que ajudaram na realização do evento, em especial ao Cofen e ao Coren-ES, o presidente da Anaten finalizou com uma convocação: “Enfermagem deve andar junto. Vamos andar todos juntos para avançar e conquistar o que queremos.”

O anfitrião do evento, o presidente do Coren-ES, Antonio Coutinho, deu as boas-vindas a todos e destacou que “esse congresso é o fórum legítimo para discussão de assuntos que angustiam os auxiliares e técnicos de enfermagem, como a exigência da presença do enfermeiro nas ambulâncias de serviços de urgência e emergência. O projeto que limita a jornada da enfermagem em 30 horas semanais e as condições de trabalho também estão na ordem do dia e serão debatidos aqui neste fórum que, tenho certeza, será muito produtivo”.

Também participaram da mesa de abertura do 1º Conaten o presidente da Anaten-ES, Adriano José da Silva Souza, Maria Helena Machado, coordenadora da pesquisa Perfil da Enfermagem pela Fiocruz, a deputada estadual e enfermeira Rejane de Almeida (PCdoB/RJ), e representantes da ABEn-ES e do secretário de Saúde de Vitória. No auditório estavam presentes auxiliares, técnicos e estudantes de enfermagem, além de conselheiros regionais de 17 estados.

Após a solenidade de abertura, o enfermeiro Manoel Carlos Neri da Silva, ex-presidente do Cofen, proferiu a palestra magna “Cuidar com responsabilidade: um debate necessário”.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30