Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Em palestra no 1º Conaten, presidente do Coren-ES conclama enfermagem a se unir para lutar por melhores salários e condições dignas de trabalho


03.06.2012

Inserção ética e política da enfermagem no cenário nacional. Esse foi o tema da palestra do presidente do Coren-ES, Antonio Coutinho, no segundo dia do 1º Congresso de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, Conaten. Ele destacou que os profissionais de enfermagem devem se unir e participar ativamente da política e dos conselhos e associações a que são ligados. “Os profissionais da enfermagem brigam muito com os conselhos e demais entidades representativas, mas o que eles deveriam fazer é se unir para formar uma grande força para lutar por melhorias nos salários e também nas condições de trabalho”, afirmou.

Coutinho também lembrou que a enfermagem precisa ter representação em todas as instâncias do Poder Legislativo, ou seja, nas Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e Congresso Nacional, para que projetos de interesse da profissão sejam aprovados. “Se tivéssemos uma representação forte na Câmara Federal os projetos que instituem a jornada de 30 horas semanais e o piso salarial poderiam ter sido votados”.

Outro ponto importante ressaltado na palestra de Coutinho foi o desconhecimento da enfermagem em relação à lei que rege a profissão. De acordo com o presidente do Coren-ES os auxiliares, técnicos e enfermeiros acabam realizando trabalhos fora de suas funções justamente por não conhecerem a legislação. Os profissionais também podem ser prejudicados por leis que não valorizem seu trabalho.

Saúde do trabalhador

A saúde do trabalhador de enfermagem também fez parte do segundo dia do Congresso. A palestra ficou por conta da conselheira do Cofen, Ivone Martini de Oliveira, que apresentou dados sobre acidentes no trabalho e doenças com profissionais da enfermagem em São Paulo. “Em um levantamento recente sobre acidentes de trabalho foram registrados mais de 6 mil ocorrências com auxiliares de enfermagem no estado de São Paulo e grande parte foi relacionada ao manuseio de materiais hospitalares, como agulhas, bisturis e outros”, esclareceu a conselheira federal.

O 1º Conaten aconteceu no Centro de Convenções de Vila Velha, no período de 30 de maio a 1º de junho.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30