Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

“Piso salarial para enfermagem aprovado no RJ mostra importância de ter representação no Legislativo”, afirma presidente do Coren-ES


09.02.2018

Persistente e comprometida com as necessidades da enfermagem, a deputada estadual do Rio de Janeiro, Enfermeira Rejane, conseguiu aprovar um projeto de lei que fixa piso salarial para os auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros daquele estado, que deve ser aplicado à jornada de 30 horas semanais. A matéria ainda vai para sanção ou veto do governador.

Emenda da deputada estadual Enfermeira Rejane (PC do B – RJ) estabelece que o piso salarial da Enfermagem se aplica à jornada de 30h

Foram oito anos batalhando por essa aprovação do projeto. Para o presidente do Coren-ES, Wladimilson Gama Almeida, somente um deputado que vive ou viveu a profissão de fato tem sensibilidade e garra para lutar pela enfermagem. “Precisamos eleger nossos representantes nas Câmaras Municipais, nas Assembleias Estaduais e na Câmara Federal. Isso é fundamental para avançarmos”, frisou Wladimilson.

Veja notícia reproduzida pelo Cofen:

Alerj aprova piso salarial para os profissionais de Enfermagem do Rio

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (7/2) emenda de autoria da Enfermeira Rejane ao PL 3764/2018, que fixa o Piso Salarial Regional para o estado do Rio de Janeiro, determinando que ao valor do novo salário deve ser aplicado à jornada de 30 horas semanais para os Auxiliares de Enfermagem, Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros.

“Em meio a um debate acerca do reajuste dos valores do Piso Salarial, que ficaram bem abaixo do esperado, conseguimos aprovar essa importante mudança na legislação do estado, reafirmando a maior luta da categoria ao longo dos últimos 20 anos, a aprovação em Lei da jornada de 30 horas semanais para a categoria na rede privada”, afirmou a deputada.

Desde 2011 quando assumiu o mandato de Deputada Estadual, Rejane apresenta essa emenda ao projeto do Piso Salarial e luta pela sua aprovação, foram necessários 8 anos de dedicação e convencimento dos demais parlamentares para chegar a esse momento.

O projeto agora irá ao governador para sanção. “Precisamos ficar atentos e vigilantes para que ele não vete a mudança aprovada pelos deputados”, afirma a deputada.

Nacional – O Sistema Cofen/Conselhos Regionais e as entidades representativas da Enfermagem apoiam, no Congresso Nacional, o  Projeto de Lei 2295/00, que regulamenta a jornada em 30h, e o Projeto de Lei 459/2015, que estabeleceu piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem. Apesar da articulação das entidades ligadas à categoria e do forte apoio popular o PL das 30h espera para entrar na ordem do dia de votação desde o ano de 2009. Somente com maior representatividade política a pauta poderá avançar, avaliam as entidades do Fórum Nacional de Enfermagem.

Fonte: Coren-RJ / Alerj / Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30