Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Após vistoria no Hospital Antônio Bezerra de Faria, Coren-ES estuda decretar interdição ética de enfermagem


08.02.2019

A nova presidente do Coren-ES, Andressa Barcellos, esteve hoje bem cedo, no Hospital Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha, onde parte do teto da UTI desabou, no final da tarde de ontem. O objetivo foi verificar as condições em que a assistência de enfermagem está sendo prestada na unidade.

Após percorrer diversos setores, junto com o conselheiro Jaciglei Santos Costa e a coordenadora de Fiscalização, Adriani Ribeiro, Andressa disse que o Coren-ES poderá interditar os serviços de enfermagem no hospital. A ação do Conselho foi noticiada pela imprensa capixaba.

“Já estamos discutindo uma possível interdição ética para resguardar os profissionais e as pessoas internadas. A situação é alarmante. Várias paredes apresentam rachaduras ou infiltrações sérias. Fomos a seis enfermarias e, em todas elas, os aparelhos de ar condicionado estavam quebrados. Para suportar o calor intenso do verão, pacientes levam seus próprios ventiladores, que são ligados de forma inadequada e perigosa. Existem janelas em que sacos de lixo são usados como cortinas”, relatou Andressa.

A equipe do Coren-ES também observou que tanto os profissionais de enfermagem quanto os pacientes e acompanhantes estão abalados psicologicamente e com medo de que outro incidente mais grave ocorra na unidade. O nível de estresse, que já era alto, foi elevado ainda mais com o desabamento no teto da UTI. Uma das preocupações é com a rede elétrica, que aparentemente foi danificada pelas infiltrações.

O hospital havia sido fiscalizado pelo Conselho na semana passada, quando foram constatados déficit de profissionais e ausência de registro de enfermagem. Agora, o Departamento de Fiscalização incluirá no relatório os problemas verificados hoje. A conclusão será encaminhada ao Ministério Público, Secretaria Estadual de Saúde e também aos gestores da unidade.

“Cabe à instituição de saúde garantir condições seguras para os profissionais prestarem assistência de enfermagem. E vamos cobrar isso sem transigir”, afirmou a presidente do Coren-ES.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30