Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Enfrentamento da sífilis congênita, em Viana, conta com participação ativa da nova gestão do Coren-ES


17.02.2019

O que seria uma reunião administrativa de rotina se transformou numa movimentada e produtiva oficina de preparo e administração de medicamentos, na tarde dessa sexta-feira (15/2), em Viana. A atividade foi organizada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de discutir e validar o protocolo de enfrentamento da sífilis congênita.

A programação teve início às 8h, com a participação de profissionais, gestores e técnicos da Saúde municipal e estadual. O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) também contribuiu com a ação.

As conselheiras Carolina Maia Martins Sales e Márcia Valéria de Souza Almeida realizaram um treinamento sobre o preparo e a aplicação da Penicilina G Benzatina, único medicamento capaz de combater a sífilis. Carolina e Márcia Valéria também reforçaram a importância da criação de grupos de estudos nos locais de trabalho, para troca de experiências, esclarecimento de dúvidas e leitura de artigos sobre a temática.

Os aspectos legais que fundamentam os procedimentos ficaram por conta da coordenadora de Fiscalização do Coren-ES, Adriani Ribeiro.

O conselheiro Jaciglei Santos Costa também representou o Conselho de Enfermagem na atividade e destacou que ações como essas contribuem para desmistificar o tão temido choque anafilático.  “Nesses espaços temos a oportunidade de debater o assunto, identificar os sintomas de uma possível reação alérgica, e conhecer como o medicamento age no organismo. Informações que darão mais segurança aos técnicos de enfermagem e enfermeiros”, disse Jaciglei.

A sífilis congênita é transmitida da mãe para o feto na gestação ou no parto. Pode causar abortamento, malformações fetais ou até mesmo a morte da criança no útero ou após o nascimento. De janeiro a setembro de 2018, o Espírito Santo registrou 510 casos de sífilis congênita, o que representa em média 9,4 casos para cada grupo de mil nascidos vivos.

A Secretaria Estadual de Saúde pretende reduzir para 0,5 o número de casos da doença para cada mil nascidos vivos, até 2020. E os profissionais de enfermagem têm um papel crucial nesse enfrentamento. O enfermeiro, por exemplo, não só pode aplicar a Penicilina Benzatina como também está autorizado a prescrevê-la, de acordo com a Nota Técnica Cofen 03/2017.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30