Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Em reunião com a Sesa, nova gestão do Coren-ES cobra melhorias para o HABF e demais hospitais da rede estadual


25.02.2019

Déficit de profissionais, superlotação, sobrecarga de trabalho, infraestrutura precária e perigosa. Esses foram os principais problemas discutidos em uma reunião entre a nova gestão do Coren-ES e representantes da Secretaria Estadual de Saúde, na manhã desta segunda-feira (25/2).

A agenda foi marcada para tratar dos problemas emergenciais que afetam o cuidado de enfermagem no Hospital Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha, mas a presidente do Coren-ES, Andressa Barcellos, solicitou que as deficiências verificadas nos demais hospitais também sejam corrigidas.  

“O desabamento de parte do teto da UTI do Hospital Antônio Bezerra de Faria, que chegou a interditar a UTI, no último dia 5, chamou a atenção para aquela unidade, mas a situação nos demais hospitais da rede estadual não é diferente. Que o episódio sirva de alerta para que os gestores parem e repensem sobre a realidade do atendimento à população capixaba”, disse Andressa.

Da Sesa estavam presentes, o subsecretário da Assistência em Saúde, Fabiano Ribeiro dos Santos, o subsecretário Administração e Financiamento de Atenção à Saúde, Rafael Grossi Pacífico, e o novo diretor do Hospital Antônio Bezerra de Faria, Neio Lúcio Pereira.  

Sobre os problemas de infraestrutura no HABF, Fabiano Ribeiro informou que algumas obras serão licitadas em breve, e que outra obra maior está em fase de projeto. Em relação à precariedade da rede elétrica, que limita a utilização de ar refrigerado, por exemplo, a solução depende também da distribuidora de energia porque será necessário mudar a subestação da região onde o hospital está localizado.  

O subsecretário, que é enfermeiro por formação, disse ainda que a Sesa está fazendo o cálculo de dimensionamento de pessoal, e que os fluxos de trabalho no Hospital Antônio Bezerra de Faria começaram a ser redefinidos com o objetivo de melhorar a assistência e a atuação dos profissionais.

O conselheiro Jaciglei Santos Costa, a procuradora-geral Levina Libório, e a coordenadora de Fiscalização do Coren-ES, Adriani Ribeiro, participaram da reunião na Sesa.

Nos próximos dias o Coren-ES e o novo diretor da unidade, Neio Lúcio Pereira, farão uma visita conjunta ao Hospital Antônio Bezerra de Faria.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30