Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Espírito Santo registra aumento de casos de Influenza


15.12.2021

O Espírito Santo registrou aumento no número de casos de Influenza em todo os municípios, o que tem provocado uma corrida em busca por consultas nas Unidades de Saúde. Diante disso, o Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) emiteu recomendações com medidas de prevenção contra a doença à população e aos profissionais de saúde.

Segundo a Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa), nas últimas duas semanas, a procura por Unidades de Pronto Atendimento superou a quantidade estimada para o período, com aumento também de exames e diagnósticos por Influenza. Em outubro, a taxa era de 0,04%, e, neste mês (dezembro), até o dia 13, registrou-se número de casos positivos crescente de 7,3% em todo o estado.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, a maioria dos pacientes infectados pelo vírus da gripe apresenta sintomas leves da doença e, por isso, a recomendação é de que essas pessoas evitem procurar serviços de urgência e emergência, como UPAs e PAs.

“Os perfis dos pacientes são quadros leves, ambulatoriais, e devem ser avaliados pela atenção básica. Por isso, o ideal é que o paciente procure unidades de saúde da família do bairro onde mora, para que nelas também seja notificada a possibilidade de suspeita da covid-19, para que façam o teste e sejam devidamente notificados”, destacou.

Vale destacar que a cobertura vacinal no grupo de maior risco, que são os idosos, está abaixo do ideal, com apenas 75% desse público vacinados, quando a meta é 90%, o que pode gerar aumento do número de casos graves, internações e óbitos pela doença. Ainda segundo a Sesa, não há registro de aumento de internação pela doença.

Recomendação aos profissionais de saúde

Para fortalecimento dos serviços de saúde, o Coren-ES e a Sesa sugerem separação das recepções para pacientes com síndrome respiratória e demais pacientes, bem como intensificação da oferta de vacinação tanto de Influenza quanto de Covid-19 para grupos de mais risco e profissionais de saúde.

A presidente do Coren-ES, Andressa Barcellos, ressaltou a importância dos serviços de saúde manterem as medidas de prevenção e controle dos pacientes. “Podemos destacar as Notas Técnicas nº 04/2020 e 07/2020, da Anvisa, que orientam sobre a organização do fluxo de atendimento no serviço para pacientes com síndrome gripal e não gripal, que orientou o trabalho durante toda a pandemia da covid-19. Neste momento, com o aumento do número de casos de Influenza, precisamos resgatar essa organização do serviço”, destacou.

Em caso de síndrome gripal em profissionais de saúde, recomenda-se a busca imediata por atendimento e o afastamento fica a critério do médico. De acordo com a Nota Técnica COVID-19 Nº 06/2021 – GEVS/SESA/ES, deve-se notificar toda síndrome gripal como suspeita de Covid-19.

O tratamento da Influenza segue o “Protocolo de Tratamento da Influenza de 2017” do Ministério da Saúde.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30