Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Reportagem do ‘Fantástico’ retrata rotina de profissionais da Enfermagem


10.01.2022

Uma reportagem especial do programa ‘Fantástico’, da Rede Globo, exibida nesse domingo (09), retratou a dura realidade da Enfermagem brasileira.

A matéria mostrou o crescimento dos casos de covid-19 e Influenza nos últimos meses, enfatizando a força do trabalho da Enfermagem e a necessidade de valorização destes profissionais que arriscam a própria vida para cuidar do próximo.

Em seu quadro, o doutor Drauzio Varella conversou com alguns profissionais, e destacou que eles estão exaustos e se sentem pouco valorizados, apesar do trabalho essencial que a categoria vem fazendo desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Os serviços de saúde, públicos ou privados, precisam oferecer condições de trabalho e salários dignos. A Enfermagem enfrenta, cotidianamente, problemas como a falta de equipamentos de proteção individuais, repousos inapropriados, sobrecarga de trabalho, salários aviltantes. E, mesmo com as péssimas condições, seguimos cumprindo com a nossa responsabilidade social.

Atualmente, o Projeto de Lei nº 2564/2020, que estabelece o piso salarial para a Enfermagem, tramita na Câmara dos Deputados e é fundamental para mudar a realidade da categoria e garantir um salário digno. Sua aprovação contribuirá para a valorização de profissionais essenciais aos serviços de saúde, ao mesmo tempo em que garante uma assistência cada vez mais segura e qualitativa para a sociedade.

Institucionalizar o piso salarial compatível com a complexidade do nosso trabalho – atuando no cuidado às pessoas, individual ou coletivamente, em prol da promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde – significa estabelecer valores dignos pelos serviços prestados. Um direito extremamente importante, e que ainda não existe para enfermeiros, técnicos e auxiliares.

“As mulheres e os homens que se dedicam à enfermagem estão entre as pessoas mais generosas da sociedade. Ganham mal e muitas vezes não têm condições adequadas de trabalho”, finaliza Drauzio Varella.

Assista aqui a matéria completa
Fonte: Reprodução TV Globo/Globoplay

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30