Coren-ES identifica subdimensionamento profissional e trabalho excessivo em Serviços de Saúde de Vitória


11.01.2022

O Conselho Regional de Enfermagem (Coren-ES) solicitou providências à Prefeitura de Vitória, após denúncias de condições inadequadas que comprometem a segurança do exercício profissional da Enfermagem em Serviços de Saúde da capital. No documento, encaminhado à Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) no dia 7 de janeiro, o Conselho descreve as situações denunciadas pelos profissionais.

Durante visitas técnicas realizadas no Pronto Atendimento de São Pedro e na Unidade de Saúde de Conquista, em Vitória, foram identificadas situações como desvio de função, déficit de dimensionamento da equipe de Enfermagem e o exacerbado número de plantões extras por profissionais.

“Segundo relatos, um mesmo trabalhador já realizou 14 plantões extras em um mês, superando o número da própria jornada de trabalho. Esse número excessivo caracteriza o subdimensionamento e gera sobrecarga, favorecendo erros e insegurança na assistência de Enfermagem e adoecimentos do profissional”, destacou Andressa Barcellos, presidente do Coren-ES.

A principal irregularidade detectada foi o quantitativo insuficiente de profissionais de Enfermagem para assistência ao paciente, que vai contra a Resolução Cofen nº 543/2017, que estabelece parâmetros para o Dimensionamento do Quadro de Profissionais de Enfermagem nos serviços/locais em que são realizadas atividades de Enfermagem, além do Parecer Normativo nº 02, do Conselho Federal de Enfermagem, que atribui parâmetros mínimos de profissionais de Enfermagem para atendimento aos pacientes acometidos pela covid-19.

O Coren-ES também identificou relatos de sobrecarga acrescidos de ameaças, violência psicológica e emocional, além da pressão por parte da gestão e da população na agilidade de atendimento num ritmo de estresse contínuo. Vale destacar que os profissionais de Enfermagem estão há dois anos atuando na linha de frente do combate à pandemia do novo coronavírus e, atualmente, também enfrentam o surto de Influenza.

O Conselho alerta que esta é mais uma situação de emergência em saúde pública que necessita de atenção e apoio do Governo do Estado, das prefeituras municipais e dos gestores e empresários da saúde. Para o Conselho, é preciso intensificar o efetivo das equipes de Enfermagem, para diminuir a pressão e sobrecarga destes profissionais.

Diante de todas as denúncias, o Coren-ES solicitou providências da Semus para garantir o exercício profissional de Enfermagem seguro, por meio de dimensionamento adequado e reorganização do processo de trabalho.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30