Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Dia Mundial da Imunização: a vacinação em massa depende da Enfermagem


09.06.2022

Hoje, 9 de junho, é comemorado o Dia Mundial da Imunização. A Enfermagem é peça-chave nas campanhas de imunização do Ministério da Saúde!

A vacina é considerada uma das principais intervenções em saúde pública no Brasil, e a Enfermagem tem papel fundamental na gestão das imunizações e na conscientização da população.

Manter a vacinação em dia, mesmo na fase adulta, é um dos melhores métodos para evitar doenças e infecções. As vacinas fazem com o que o sistema imunológico reaja e produza os anticorpos necessários à defesa contra os agentes, o que torna o corpo imune a eles e às doenças que causam.

A imunização em massa depende da Enfermagem

De acordo com o Decreto 94.406/87, que regulamenta a lei nº. 7.498/86, que dispõe sobre o exercício da enfermagem no Brasil, executar tarefas referentes à conservação e aplicação de vacinas é atividade de Enfermagem.

O Manual de Normas e Procedimentos para vacinação do Ministério da Saúde, publicado em 2014, define que “as atividades da sala de vacinação são desenvolvidas pela equipe de Enfermagem treinada e capacitada para os procedimentos de manuseio, conservação, preparo e administração, registro e descarte dos resíduos resultantes das ações de vacinação. A equipe de vacinação é formada pelo enfermeiro e pelo técnico ou auxiliar de enfermagem”.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30