Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Conheça a mãe que se formou como Técnica
de Enfermagem para cuidar do filho portador
de doença rara


30.01.2024

Keules Cristina se formou como Técnica de Enfermagem para cuidar de filho portador de doença rara (Foto: Ascom/Coren-ES)

Com uma história inspiradora, Keules Cristina, Técnica de Enfermagem recém-formada e inscrita no Coren-ES, é um exemplo de determinação que se somou aos mais de 50 mil profissionais do Estado para mostrar o importante papel da Enfermagem ao sistema de saúde, exibindo sua Carteira de Identidade Profissional com orgulho, ao lado do conselheiro-presidente Dr. Wilton José Patrício e conselheiro Dr. Douglas Lírio Rodrigues.

A profissional decidiu seguir carreira na Enfermagem após seu filho, Ítalo, ser diagnosticado com ‘Histiocitose’, uma doença rara que afeta o sistema imunológico, causada pela proliferação de células associadas ou não a reações inflamatórias.

“Os primeiros sintomas apareceram quando meu filho tinha apenas 9 anos de idade e, nessa época, larguei tudo o que tinha para cuidar dele. Foram muitos exames, internações e dificuldades até que, em 2017, saiu o diagnóstico da doença”, expõe a Técnica de Enfermagem.

A partir do diagnóstico, Keules e sua família não encontraram, no estado, profissionais de saúde com experiência no tratamento à doença. A partir de então, surgiu o interesse em ingressar na Enfermagem para promover uma assistência técnica e qualitativa ao menino, que hoje, aos 16 anos, segue em tratamento contínuo.

“Este é um caso singular e inspirador para a Enfermagem capixaba. Uma mãe que enxergou a possibilidade de trazer mais qualidade de vida ao seu filho atuando como Técnica de Enfermagem. É um exemplo que demonstra o poder da Enfermagem. Somos uma categoria forte, com um papel essencial na assistência à saúde da população”, destaca o Dr. Wilton José Patrício, presidente do Coren-ES.

Keules Cristina e filho em formatura como ‘Técnica de Enfermagem’ (Foto: Arquivo Pessoal)

Histiocitose

A doença é rara e, por isso, pouco discutida no estado. Dessa forma, a melhor maneira de incentivar o cuidado, a pesquisa e a capacitação dos profissionais de saúde, é divulgar o que é a ‘Histiocitose’, seus sintomas, causas e tratamentos. Nesse processo, há uma página no instagram chamada ‘Familia Hostiocitose’ (@familiahistiocitose),formada por pessoas que convivem com a doença e seus familiares de todo o Brasil, incluindo a Keules, para difundir e conscientizar a sociedade sobre a doença.

“A história da Keules é, sem dúvidas, uma inspiração que nos desperta o olhar para a assistência à doenças raras. Por isso, discutir, divulgar e debater a atuação da Enfermagem neste âmbito é fundamental. O Coren-ES está presente para prestar apoio e fomentar ações em prol do desenvolvimento qualitativo do exercício profissional da categoria”, destaca o conselheiro tesoureiro e representante dos Técnicos de Enfermagem no Coren-ES, Dr. Douglas Lírio Rodrigues

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30