Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Nota oficial sobre a tentativa de obstrução à fiscalização no HEUE


26.01.2026

O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) vem a público repudiar veementemente as condutas adotadas pela direção do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, durante ação de fiscalização realizada na última sexta-feira (23).

A tentativa de obstrução da atividade fiscalizatória, os atos de coação dirigidos aos fiscais do Coren-ES e o cerceamento do diálogo entre a equipe de fiscalização e os profissionais de Enfermagem configuram práticas graves, inaceitáveis e absolutamente incompatíveis com o Estado Democrático de Direito.

A fiscalização do exercício profissional é uma atribuição legal das Autarquias Federais, exercida em defesa da sociedade, da segurança da assistência e da dignidade dos profissionais de Enfermagem. Qualquer tentativa de impedir, intimidar ou constranger essa atuação representa afronta direta à legislação vigente e às instituições públicas.

O Coren-ES destaca que possui registros, denúncias e elementos suficientes que evidenciam um ambiente de pressão institucional e violação de direitos dos profissionais de Enfermagem que atuam na unidade.

Diante dos fatos, o Conselho não se calará, não se intimidará e não tolerará qualquer forma de coação, obstrução ou interferência em suas ações fiscalizatórias, reafirmando seu compromisso inegociável com a Enfermagem, com a legalidade e com a sociedade capixaba.

O Coren-ES adotará todas as providências cabíveis no tempo e na forma adequados.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30