Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Clínica dos Acidentados, em Vitória, tem Comissão de Ética de Enfermagem empossada pelo Coren-ES


27.02.2015

A manhã desta sexta-feira, 27, começou de forma especial para o Coren-ES. É que foi empossada a Comissão de Ética de Enfermagem da Clínica dos Acidentados, em Vitória. A posse reuniu diversos profissionais de enfermagem e foi realizada pelo presidente da Câmara Técnica de Processo Ético do Coren-ES (CTP), Antonio Coutinho, e pelo conselheiro Elias de Souza Lima.

Os trabalhos foram iniciados pela gerente de Enfermagem da unidade, enfermeira Maria Aparecida Thomazini. Cida, como é carinhosamente chamada pela equipe de Enfermagem, lembrou que as eleições foram realizadas nos dias 8 e 9 de dezembro passado, após ampla divulgação entre os profissionais de enfermagem. Ela também ressaltou que a Comissão de Ética tem papel educador e não punitivo. “É realmente importante termos uma Comissão de Ética. Muita gente se acha no direito de julgar o colega e discutir questões relativas à enfermagem de forma inadequada. Inclusive profissionais de outras categorias fazem isso. Mas agora temos um fórum adequado para isso”, disse.

Em seguida, o conselheiro Elias, representando o presidente do Coren, Wilton José Patrício, também destacou a importância da Comissão de Ética para a enfermagem, gestores, usuários e para o Conselho, que busca maior aproximação com os profissionais de enfermagem nas instituições de saúde. “Queremos o Coren junto da enfermagem e a Comissão de Ética contribui nesse sentido.” Para finalizar, Elias desejou ótimo trabalho e colocou o Conselho à disposição da Comissão no que for possível.

O presidente da CTP do Coren, Antonio Coutinho, explicou o funcionamento da Comissão de Ética, reforçando que só o Conselho Regional pode julgar os possíveis casos de infração ética. A Comissão toma conhecimento do fato, apura, inclusive ouvindo as partes, e, caso haja indícios de irregularidades por parte de um ou mais profissionais de enfermagem, as informações seguem para o Coren. Somente o Conselho tem legitimidade para iniciar um processo ético, que pode terminar em arquivamento ou punição. Coutinho também orientou os integrantes da Comissão a acolherem o profissional, refletir e conversar sobre os pontos que precisam ser melhorados, antes que se tornem um problema ou até uma infração ética.

Ao tomar posse como presidente da Comissão, a enfermeira Fabrícia Batista Costa agradeceu a confiança dos colegas e assumiu o compromisso de se dedicar, junto com os demais integrantes, para que a Comissão tenha sucesso no seu mandato. Fabrícia destacou que o objetivo maior é a valorização da enfermagem.

Nessa linha também falou o enfermeiro Daniel Perinni de Souza, membro efetivo da Comissão. Disse que a enfermagem faz um trabalho de extrema relevância e mesmo assim os profissionais são estigmatizados. Ele acredita que a Comissão poderá ajudar a fortalecer a profissão e construir uma nova realidade para a enfermagem.

 Membros Efetivos:

Fabrícia Batista Costa – Enfermeira

Daniel Perinni de Souza – Enfermeiro

Marcos Antônio da Silva – Técnico de Enfermagem

 Membros Suplentes:

Adelaide Alves Tavares – Técnica de Enfermagem

Liliane Marleni de Almeida – Enfermeira

Weverton da Silva Ronque Bôa – Técnico de Enfermagem

DSC_1877

DSC_1885

DSC_1883

DSC_1875

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30