Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Calendário de vacinação de idosos é alterado nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste


19.04.2010


Nos estados dessas regiões, pessoas com mais de 60 devem seimunizar entre 8 e 21 de maio. No Sul e Norte, está mantida a data jádivulgada – de 24 de abril e 7 de maio


Problemas naentrega das doses de vacina contra a gripe comum, produzida peloInstituto Butantan, de São Paulo, obrigaram o Ministério da Saúde aalterar o calendário da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso.
 
Aestratégia, que começaria em todo o Brasil no próximo sábado, 24 deabril, teve o início adiado para 8 de maio, nos estados das regiõesSudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Nestas regiões, a vacinação dosidosos seguirá até 21 de maio. A alteração não trará qualquer prejuízoà saúde dessa população.
 
Já nas regiões Norte e Sul, permanece a data inicialmente prevista para vacinação dos idosos:  de 24 de abril a 7 de maio.
 
Adecisão por alterar o calendário foi tomada, na última sexta-feira,(16) pelo Ministério da Saúde e pelos Conselhos Nacionais deSecretários Estaduais (CONASS) e Municipais (CONASEMS) de Saúde, apósinforme do Butantan sobre o atraso na entrega.
 
Veja os detalhes abaixo:
 
Estados das regiões Sul e Norte – 24 de abril a 7 de maio
 
Avacinação de idosos nos dez estados das regiões Sul e Norte permaneceentre 24 de abril e 7 de maio. Todas as pessoas com mais de 60 anos quemoram nessas regiões serão imunizadas contra a gripe comum, comoacontece todos os anos. 

Se tiverem doenças crônicas, os idosos receberão, também, no outrobraço, uma dose de vacina contra a gripe H1N1. Assim, os idosos só vãoprecisar ir aos postos de vacinação uma única vez.
 
Nessasregiões foi possível manter a data inicialmente prevista porque, atéeste domingo (18/4), o Instituto Butantan tinha entregado ao Ministérioda Saúde 6,2 milhões de doses, o suficiente atingir a meta de vacinaçãode 80% da população idosa prevista para as duas regiões – 3,8 milhõesde pessoas.

Questões logísticas, no Norte; e epidemiológicas, no Sul;reforçaram a necessidade de manter a data de vacinação dos idososnessas duas regiões.
 
No Norte, 100% das doses de vacinacontra a gripe comum já haviam sido entregues às Secretarias Estaduaisde Saúde na semana passada. O envio de vacinas é priorizado para oNorte porque as secretarias estaduais de saúde desta região têmdificuldade de acesso a municípios e populações mais isoladas e muitasvezes precisam usar barcos e aviões para transportar as vacinas.
 
Eo Sul é, historicamente, a região com inverno mais rigoroso em relaçãoao restante do país. No Norte e no Sul, a vacinação de adultos de 30 a39 anos está mantida: de 10 a 21 de maio.

 Estados das regiões Sudeste, Nordeste e Centro Oeste – 8 a 21 de maio
 
Nessasregiões, a campanha de vacinação contra a gripe comum para maiores de60 anos terá seu início adiado para o dia 8 de maio, seguindo até 21 demaio. Aqueles que tiverem doenças crônicas também serão imunizadoscontra a gripe H1N1. Nesse caso, os idosos poderão optar por antecipara vacinação contra a nova gripe já a partir de 24 de abril, datainicialmente prevista para o início da vacinação do idoso.
 
Masatenção: é necessário reforçar que os idosos que fizerem esta opçãoterão de voltar aos postos de vacinação mais uma vez, para tomar avacina da gripe comum, entre 8 e 21 de maio.
 
Aqueles queoptarem por aguardar até 8 de maio poderão tomar as duas vacinas de umaúnica vez.   O Ministério da Saúde, o CONASS e o CONASEMS reforçam quea mudança nas datas não prejudica a saúde dos idosos.
 
Nos17 estados dessas regiões, a nova etapa de vacinação dos idosos vaicoincidir com a imunização dos adultos de 30 a 39 anos contra ainfluenza H1N1.
 
As doses de vacinas contra a gripe comumnecessárias para vacinar os idosos das regiões Sudeste, Nordeste eCentro Oeste deverão ser entregues, em três remessas, conforme novocronograma enviado pelo Instituto Butantan ao Ministério da Saúde.
 
Fornecimento de vacinas contra a gripe comum por parte do Instituto Butantan
 
OInstituto Butantan, parceiro histórico do Ministério da Saúde e o únicolaboratório público brasileiro e da América Latina que produz vacinascontra a Influenza, informou, na última sexta-feira (16), que nãopoderá entregar todas as doses combinadas no prazo inicialmenteestipulado para a campanha da vacinação do idoso contra a gripe comum.
 
Pelocontrato assinado entre o Butantan e o Ministério da Saúde, em 30 dedezembro de 2009, o fornecimento do total de doses necessárias para acampanha seria concluído até a primeira quinzena de abril.  Dessequantitativo, 6,2 milhões de doses foram entregues até o momento – oque representa um terço do total. De acordo com o novo cronograma, aspróximas remessas devem ocorrer em tempo de atender o novo calendárioagora anunciado.

Além de fornecer o total de doses da vacina contra a gripe sazonal,por meio de um contrato de transferência de tecnologia com a empresaSanofi-Pasteur, o Butantan também vem fornecendo 63 milhões de doses devacinas contra a gripe H1N1 para todo o país.

 
Fonte: Ministério da Saúde
Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30