Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Assédio sexual contra enfermeiras em Vitória não pode ficar impune


10.06.2022

Nessa quinta-feira (09), o Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) soube, por meio da imprensa, que duas enfermeiras do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, denunciaram um paciente por assédio sexual durante atendimento na unidade.

Uma das enfermeiras disse à Polícia Militar que o paciente, um homem de 45 anos, a assediava verbalmente. Porém, durante a manhã dessa quinta-feira, além do assédio verbal, o homem teria passado a mão no corpo e no cabelo dela, sem autorização.

A Polícia Civil afirmou que o homem foi autuado em flagrante pelos crimes de ameaça e importunação sexual. Após receber alta médica, ele será encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV).

O Coren-ES informa que está à disposição das vítimas e de toda a equipe de Enfermagem do local, e solicita providências aos órgãos responsáveis para que seja garantido o exercício profissional de Enfermagem seguro dentro dos ambientes de saúde, conforme os artigos nº 9, 13 22 e 28, da Resolução nº 564/2017 do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, que dispõe sobre o Código de Ética da Enfermagem.

Denúncias

Qualquer tipo de violência contra profissionais de Enfermagem podem ser denunciadas ao Coren-ES. O Conselho possui o canal de Ouvidoria, disponível de forma online, pelo site www.coren-es.org.br.

É muito importante que as denúncias sejam enviadas detalhadamente, com nome dos envolvidos, local e data, além de documentos que apontem indícios e/ou prova dos fatos ocorridos. Se possível, indique testemunhas também.

O presidente interventor do Coren-ES, Daniel Menezes, destaca que denunciar ao Conselho é fundamental para que sejam tomadas as medidas necessárias.

“O Conselho fiscaliza, disciplina e orienta o exercício profissional da Enfermagem no Espírito Santo. O profissional vítima de qualquer tipo de violência deve procurar a polícia e registrar um Boletim de Ocorrência contra o agressor, informar o caso à Comissão de Ética de Enfermagem da instituição em que trabalha ou realizar a denúncia na Ouvidoria do Coren-ES”, destacou.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30