Briga por piso salarial e sobrecarga de trabalho foram os temas mais discutidos no I Fórum de Serviços da Enfermagem Capixaba


25.11.2010

Profissionais da enfermagem se reuniram na tarde desta terça-feira (23) para discutir temas importantes para a categoria, como o piso salarial, e dar continuidade a um trabalho de longo prazo: a valorização do profissional da enfermagem. O evento foi realizado pelo Coren-ES, ABEn e Sindienfermeiros.

O fiscal do Coren-ES Antonio Filho abriu o evento dizendo que, “a construção da categoria não se faz apenas pela entidade, mas com o conjunto”, se referindo ao interesse dos profissionais pela valorização da categoria e pediu maior empenho. Antonio deixou claro que o objetivo do Fórum é “juntar e discutir” os entraves, as realidades da profissão.

O presidente do Coren-ES, Wilton José Patrício, frisou a importância de eventos com as entidades unidas, como aconteceu no Fórum. “A união é a base para cobrarmos também dos profissionais. As entidades unidas podem mais”, avaliou. Ele completou parafraseando uma frase de Fernando Pessoa. “Somos anjos de uma só asa. Então, vamos abraçar o colega para que tenhamos duas asas. Hoje, as entidades juntas, somos três asas. Assim vamos seguir em frente”.

Também compôs a mesa o diretor do Cofen, Antonio Coutinho. Para ele, não vale fazer Fórum se os colegas não espalharem a “semente”. “Não adianta fazer discussões, fórum, se os colegas não disseminarem nos setores de trabalho”. A presidente da ABEn Marcia Souza e o presidente do Sindienfermeiros, Edson Cruz, também compuseram a mesa.

Palestra

A presidente da ABEn, Marcia Souza, disse na palestra que, o profissional de enfermagem está deixando de cuidar, principalmente o enfermeiro. Ela disse ainda que, o mais preocupante é o enfermeiro deixar de cuidar e transferir algumas das suas obrigações para o técnico e o auxiliar, como vem acontecendo. Marcia destacou que falta empatia, sensibilidade, atitude proativa e a visão de que o paciente é sempre o protagonista.

Discussões em grupo

Após a palestra, os profissionais se dividiram em três grupos para discutir os temas: piso salarial x dupla jornada de trabalho, sobrecarga de trabalho e competência técnica x responsabilidade ética e legal.

Com monitores colaborando com as discussões em cada grupo, os participantes puderam expor suas realidades, questionar e tirar dúvidas. Ao final, cada grupo apresentou a todos suas discussões e conclusões. O piso salarial e a sobrecarga fomentaram o debate. O presidente do sindienfermeiros, Edson da Cruz, respondeu aos questionamentos e destacou a importância de concursos públicos. “A categoria precisa brigar por concursos públicos”, avaliou.

Se você também quer participar desses encontros, entre em contatos com as entidades: Coren-ES, ABEn e Sindienfermeiros.


Antonio Filho fez a abertura do evento


Palestra com Marcia Souza, presidente da ABEn-ES


Wilton Patrício (Coren), Edson Cruz (Sindienfermeiros),
Marcia Souza (ABEn) e Antonio Coutinho (Cofen)


Integrantes do grupo 1


Grupo 2


Grupo 3


Apresentação dos grupos

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30