Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Câncer Infantil: nesta luta, a Enfermagem se faz presente!


15.02.2022

Nesta terça-feira, dia 15 de fevereiro, é marcado como Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil, para alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), anualmente, o câncer infantil acomete cerca de 130 crianças no Espírito Santo, e os tipos mais comuns da doença são: as leucemias, tumores do sistema nervoso central, linfomas e tumores sólidos como o neuroblastoma, sarcomas e o tumor de Wilms.

Nesta luta contra o câncer infantil, a Enfermagem se faz presente e desempenha um papel fundamental no processo de enfrentamento à doença, com assistência pautada em princípios éticos, legais e humanizados, voltados não somente à criança, mas também para sua família. São ações que vão desde a prevenção, por meio da Consulta de Enfermagem disposta na Resolução Cofen nº 606/2019, até o tratamento para oferecer melhor qualidade de vida e amenizar a angústia que a doença impõe.

Vale ressaltar que a Enfermagem está presente ao lado do paciente em todas as fases do tratamento, desde o diagnóstico até a cirurgia, radioterapia, medicamentos e quimioterapia, o que fortalece os laços de confiança entre profissional e paciente.

Enfermagem em oncologia pediátrica

A oncologia é uma área específica, portanto, é necessário que os profissionais de enfermagem tenham formação especializada e sejam capacitados para exercer a função. A especialização da Enfermagem em Oncologia está regulamentada pela Resolução Cofen nº 581/2018.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30