Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-ES e Cofen visitam unidades de saúde de aldeias indígenas, em Aracruz


19.04.2023

Neste dia 19 de abril, quando se comemora o Dia dos Povos Indígenas, o Coren-ES busca refletir sobre o trabalho da Enfermagem junto à população indígena. Para isso, visitou, nessa terça-feira (18), em parceria com a Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Intercultural (Conenfsi) do Cofen, duas Unidades de Saúde das aldeias de Pau Brasil e Irajá, localizadas no município de Aracruz.

Na unidade de saúde da aldeia Pau Brasil, atuam duas técnicas de enfermagem e uma enfermeira, sendo todas da etnia tupiniquim. Já na aldeia Irajá, a unidade conta com uma técnica de enfermagem indígena da etnia guarani e uma enfermeira. 

Equipe do Coren-ES e Conenfsi do Cofen, visitam aldeias indígenas em Aracruz, no Espírito Santo. (Foto: Comunicação Coren-ES)

“A Enfermagem é fundamental para a promoção da saúde de toda a população. Sou a primeira enfermeira indígena formada aqui na aldeia Pau Brasil. É muito gratificante poder atuar na área e oferecer uma saúde de qualidade à minha comunidade”, destacou a enfermeira Cláudia Pereira da Rosa.

“O Coren-ES se preocupa com a saúde indígena. É uma grande alegria ter esses profissionais formados e habilitados voltando para suas comunidades para prestar uma assistência de qualidade, é um avanço para a melhoria da qualidade da saúde indígena do município de Aracruz e do estado do Espírito Santo”, destacou a conselheira do Coren-ES, Marta Priscila.

A enfermagem é todas as etnias, a saúde é merecida por todos, assim como a valorização de cada profissional da categoria deve ser defendida.

“Nossa intenção é levar a promoção da saúde a essas comunidades, preservando suas diversidades sociais, culturais, geográficas, históricas e políticas, reforçando a importância da Enfermagem e reconhecendo a eficácia de sua medicina, com o objetivo de garantir o direito desses povos à sua cultura”, destacou o secretário do Conenfsi, Jonas Fernandes.

Indígenas no ES

Atualmente, os únicos povos com território demarcado no Espírito Santo pelo governo federal são os tupiniquins e os guaranis, em três áreas (Caieiras Velha 2, Tupiniquim e Comboio) no município de Aracruz, ocupando pouco mais de 18 mil hectares. 

São cerca de 4 mil da etnia tupiniquim, distribuídos em seis aldeias: Areal, Caieiras Velha, Irajá, Pau Brasil, Comboios e Córrego do Ouro. Os tupiniquins foram aqueles que recepcionaram os portugueses à época do Descobrimento. Ocuparam o litoral brasileiro por milhares de anos. 

A etnia guarani tem população aproximada de 600 indígenas, que formam cinco aldeias: Boa Esperança, Três Palmeiras, Piraquê-Açu, Olho D’Água e Nova Esperança Ka’aguy Porã. 

CONENFSI

Através da decisão nº 062/2021, foi criada em abril a Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Intercultural do Cofen, com o objetivo de assessorar o plenário na elaboração de estudos e na apresentação de ações, propostas e pareceres relativos às comunidades tradicionais e outros grupos minoritários. A comissão busca conhecer a realidade do atendimento, com um olhar atento aos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, ciganos, LGBTQIA+ e imigrantes.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30