Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-ES promove sessão de desagravo público a profissionais de Enfermagem vítimas de violência moral e psicológica


03.04.2025

O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) realizou, nesta quarta-feira (03), uma sessão de desagravo público no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha, em defesa de três enfermeiras que sofreram assédio moral, psicológico, desrespeito e humilhação pública em unidades de saúde do município.

O desagravo é um ato público do Coren-ES que reafirma o compromisso da autarquia na defesa dos direitos da Enfermagem e na valorização da categoria, repudiando qualquer forma de violência ou tentativa de cerceamento do exercício profissional.

Os casos ocorreram nas unidades de saúde de Dom João Batista e Jardim Colorado, onde as enfermeiras foram vítimas de condutas abusivas por parte de profissionais médicos.

  • Melissa Rosa Fraga, enfermeira da Unidade de Saúde de Jardim Colorado, foi ameaçada por um médico, em um episódio que configurou grave ataque à sua integridade profissional e emocional.
  • Patrícia Torres, enfermeira da Unidade de Saúde Dom João Batista, teve o direito ao exercício profissional ameaçado, além de sofrer exposição indevida de questões da enfermagem e danos à sua integridade moral e psicológica.
  • Dominique da Silva Reis, também enfermeira da Unidade de Saúde Dom João Batista, foi vítima de desrespeito e humilhação pública praticados por um médico.

A sessão contou com a presença do diretor do Coren-ES, Douglas Lírio, das conselheiras Thais Pereira, Priscila Novaes e Fernanda Gandini, dos membros do Comitê de Apoio aos Profissionais de Enfermagem Vítimas de Violência, Juliano Rocha Coutinho e Leon Anciliotti, do assessor jurídico Gabriell Ferreira e da subsecretária de Saúde de Vila Velha, Regina Célia Diniz.

O presidente do Coren-ES, Wilton José Patrício, não pôde comparecer ao evento, mas reforçou a importância do desagravo como um instrumento essencial na luta contra a violência sofrida pela Enfermagem.

“Nosso compromisso é proteger os profissionais de Enfermagem e garantir que possam exercer sua profissão com dignidade e respeito. Não toleramos qualquer tipo de violência, intimidação ou tentativa de desqualificação da categoria. O Coren-ES seguirá firme na defesa dos direitos da Enfermagem capixaba”, destacou Wilton Patrício.

O Coren-ES reitera seu repúdio a qualquer forma de violência contra a Enfermagem e continuará atuando para garantir um ambiente de trabalho seguro e respeitoso para todos os profissionais.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30