Coren-ES reafirma: técnicos e auxiliares só podem atuar sob a supervisão de enfermeiro


20.09.2019

O transporte de pacientes do Pronto Atendimento de Anchieta, em ambulâncias tripuladas por técnicos de enfermagem sem a presença de enfermeiros, foi o principal assunto de uma reunião ocorrida na manhã desta sexta-feira (20/9), entre representantes do PA e o Coren-ES.

 

A reunião foi solicitada pela gestão da unidade, após notificações decorrentes de fiscalização do Conselho. A coordenadora do PA, enfermeira Renata Lara, informou que providências vêm sendo adotadas quanto à organização da assistência de enfermagem, como a definição de normas e rotinas. Em relação à ausência de enfermeiro nas ambulâncias, no entanto, não houve avanço. Novos encaminhamentos deverão ser tomados pelo município.

A presidente do Conselho lembrou que, de acordo com a Lei nº 7.489/86, a atividade do técnico e auxiliar de enfermagem somente poderá ser realizada sob a direção/supervisão do enfermeiro. Andressa Barcellos disse que os gestores e os próprios profissionais de enfermagem precisam conhecer e cumprir a legislação.

“Conhecer as leis que regem a nossa profissão é uma forma de fortalecer a Enfermagem. Precisamos ter consciência, nos apropriarmos dos nossos deveres e também dos nossos direitos para que sejamos respeitados”, disse Andressa.

Também participaram da reunião o conselheiro Jaciglei Santos Costa, a coordenadora de Fiscalização, Adriani Ribeiro, e as enfermeiras Prisciane Campos Tavares, gerente da Atenção Primária do PA de Anchieta, e Graziele de Mattos Vieira, gerente da Média e Alta Complexidade.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30