Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-ES reforça importância do uso de máscara mesmo com flexibilização


28.03.2022

Desde o início da pandemia da covid-19, em 2020, já foram registradas cerca de seis milhões de mortes causadas pela doença em todo o mundo, sendo mais de 660 mil no Brasil e quase 15 mil no Espírito Santo. Dois anos depois, mesmo com a vacinação avançada e a redução de mortes e hospitalizações, as autoridades de saúde precisam manter as ações de combate à pandemia, ainda que a situação atual seja positiva, para que o cenário se estabilize e evite o surgimento de novas variantes.

O Coren-ES, reforça que, mesmo com a flexibilização das medidas de proteção anunciadas no Espírito Santo, o uso de máscaras segue sendo uma das medidas mais eficientes para evitar a contaminação por coronavírus, Influenza e diversos outros vírus respiratórios. As máscaras ainda são recomendadas para pacientes imunossuprimidos, portadores de doenças crônicas ou degenerativas e outras comorbidades.

Além de manter o uso de máscara, a autarquia reitera ainda a importância da população completar o ciclo vacinal contra a covid-19 para evitar casos graves, e respeitar o isolamento em caso de infecção confirmada pela doença. Só assim a sociedade poderá conviver com o vírus e, dessa forma, retomar as atividades diárias realizadas no período pré-pandemia.

Uso de EPIs por profissionais de Enfermagem

Enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem estão, entre os profissionais da saúde, mais expostos ao risco de contágio dos vírus e doenças respiratórias. Para evitar a infecção, é imprescindível a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para prevenir, controlar, reduzir ou eliminar o risco de contrair as doenças.

Segundo as diretrizes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), para cada ambiente, que se tenha ou não contato com o paciente suspeito ou confirmado de contaminação por covid-19, há os EPIs necessários a serem utilizados naquele momento.

Equipamentos de Proteção Individual
– Capote
– Máscaras de alta filtragem do tipo N95, PFF2 ou equivalente
– Óculos ou protetor facial
– Gorro ou touca
– Luvas de procedimento

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30