Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Vacina contra dengue é incorporada no Sistema Único de Saúde


26.12.2023

O Ministério da Saúde anunciou, na última quinta-feira (21), a incorporação da vacina contra a dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal.

Conhecida como Qdenga, a vacina não será disponibilizada em larga escala em um primeiro momento, mas será focada em público e regiões prioritárias. A incorporação do imunizante foi analisada e aprovada pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

Quem poderá tomar a vacina?

A Qdenga é aprovada e indicada para pessoas de quatro a 60 anos, com ou sem histórico prévio de dengue. A princípio, a vacinação será focada em público e regiões prioritárias, que serão definidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), nas primeiras semanas de janeiro. A estratégia de utilização dos imunizantes disponíveis levará em conta os locais com maior incidência da doença.

Quantas doses o Brasil deve receber?

A previsão é que sejam entregues 5.082 milhões de doses em 2024, entre fevereiro e novembro, conforme o cronograma proposto pela fabricante:

Fevereiro – 460 mil
Março – 470 mil
Maio – 1,6 milhão
Agosto – 1,6 milhão
Setembro – 431 mil
Novembro – 421 mil

Como será o esquema vacinal?

De acordo com a Anvisa, a vacina deve ser administrada via subcutânea, em esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.

Fonte: Agência Brasil

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30