Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Parecer sobre assistência de urgência e emergência na APS


14.01.2022

O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) aprovou, em sua 441ª Reunião Ordinária de Plenário, o Parecer nº 08/2021, sobre o atendimento de urgência e emergência na Atenção Primária à Saúde.

O documento, produzido pela Câmara Técnica Assistencial (CTA) do Conselho, conclui que as situações identificadas como emergência constituem prioridade máxima e seu atendimento, por parte da equipe de saúde, deve ser imediato. Ou seja, as unidades de atenção primária à saúde, sejam elas integrantes do Sistema Único de Saúde, Saúde Complementar ou serviços de desembolso direto, devem realizar os primeiros cuidados, com estabilização do paciente, comunicação e decisão sobre a transferência para outro nível de atenção e manutenção dos cuidados e monitorização contínua até a transferência.

Ainda de acordo com o Parecer, os serviços de atenção primária à saúde devem dispor dos materiais e equipamentos mínimos necessários para o atendimento das urgências e emergências e as equipes serem continuamente treinadas para o atendimento desta demanda, além de conhecer a rede de assistência e protocolos de encaminhamento para serviços de maior complexidade assistencial.

Confira o documento na íntegra:

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30