Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil: Coren-ES participa de esforço concentrado para concluir aplicação do questionário entre os profissionais capixabas


29.05.2013

O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) e a coordenação estadual da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil tomaram algumas iniciativas para garantir que os profissionais capixabas respondam ao questionário que está sendo aplicado em todo o país com o objetivo de melhorar a profissão e a assistência de enfermagem prestada à população.

A pesquisa é feita por amostragem. Enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem foram selecionados aleatoriamente e receberam, em casa, um caderno de perguntas e um envelope-resposta com porte pago. O profissional só precisa responder e entregar nos Correios, sem nenhum custo.

O estudo mostrará a realidade e necessidades da enfermagem, aspectos sociais, formação profissional, mercado de trabalho, nível de satisfação no trabalho, e servirá como ferramenta para os gestores da saúde, públicos e privados, que terão elementos concretos para definir ações e políticas no setor.

Apesar da importância do projeto e da facilidade de participar dele, boa parte dos profissionais selecionados no Espírito Santo não devolveu o questionário. A situação é preocupante porque, para traçar o perfil da profissão é necessário ouvir profissionais de todas as regiões do país.

“Queremos que o Espírito Santo dê sua contribuição para esse trabalho que é de extrema importância para o futuro da enfermagem brasileira. Por isso, estamos buscando parceria com várias instituições de saúde, solicitando que a pesquisa seja aplicada nos hospitais”, informou o presidente do Coren-ES, Antonio Coutinho. Os contatos nas instituições vêm sendo feitos por Coutinho e pela coordenadora estadual da pesquisa, professora Carlota Resende.

Se você recebeu o questionário, ainda há tempo para responder e devolvê-lo nos Correios. Já os profissionais que tiverem acesso à pesquisa no local de trabalho, isso pode ser feito na hora, bem rápido.

Quem preferir pode ir à sede do Coren-ES, em Vitória, onde o questionário está disponível para ser preenchido.

“Esperamos conhecer o resultado da pesquisa durante o 16º CBCENF, que este ano será realizado aqui no Espírito Santo, mais precisamente no Parque de Exposições de Carapina, na Serra, em outubro”, disse Coutinho.

A pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil é custeada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), e aplicada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sob a responsabilidade do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recursos Humanos em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Os dados serão publicados pela Fiocruz em um livro intitulado “O Retrato da Enfermagem no Brasil”.

947275_579045322130002_536832237_n

Um dos hospitais procurados foi o Evangélico, em Vila Velha. A coordenadora de enfermagem, Ana Claudia Klein Reis recebeu o presidente do Coren-ES e a professora Carlota Resende, na última segunda-feira, 27

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30