Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Presidente do Coren-ES grava entrevista sobre o Ato Médico e defende a manutenção dos vetos ao projeto


16.08.2013

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES), Antonio Coutinho, gravou uma entrevista para o programa N9VE MINUTOS exibido pela TV Tribuna/SBT, no último dia 14. Na entrevista, Coutinho defendeu a manutenção dos vetos à Lei 12.842/13, conhecida como Ato Médico, e reforçou os motivos da posição do Conselho.

Durante a gravação do programa foram debatidos os artigos vetados pela presidenta Dilma Rousseff. Entre eles, o Art. 4°, que torna exclusivo dos médicos a formulação do diagnóstico de doenças (diagnóstico nosológico). A manutenção do veto a esse ponto é umas das principais bandeiras do movimento Não ao Ato Médico, que reúne 14 profissões de saúde prejudicadas pelo que seria a restrição das suas atividades.

Atualmente, por exemplo, o enfermeiro faz o diagnóstico de enfermagem e inicia o tratamento de doenças como malária, tuberculose e dengue de forma compartilhada com os médicos. Sem a manutenção dos vetos ao Ato Médico, isso seria inviável.

O Coren-ES e as demais entidades defendem que é preciso manter os vetos ao projeto para resguardar o acesso total à saúde da população e a aplicação de políticas e programas do Sistema Único de Saúde.

A entrevista do presidente do Coren-ES ao programa N9VE MINUTOS vai ao ar na próxima terça-feira (20), às 13h45min, logo após o noticiário local, na TV Tribuna/SBT.

DSC02691

 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30