Prevenção e combate à Aids: aqui a Enfermagem também é protagonista


01.12.2020

Hoje (1º), é o Dia Mundial da Luta Contra a Aids e dá início ao Dezembro Vermelho, que abre as portas para a campanha de conscientização sobre a doença. O objetivo é promover ações para combater o preconceito e a intolerância, reforçar a solidariedade e a tolerância com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids e ressaltar a importância da prevenção e da realização dos testes de HIV.

Nessa luta, a Enfermagem também é protagonista! A atuação acontece de várias formas. Uma delas é a realização de testes rápidos, que são de fácil execução e podem gerar resultados em até 30 minutos. O acesso ao diagnóstico precoce garante mais qualidade de vida e também é uma forma de prevenção, pois, se o tratamento é iniciado cedo e tem boa adesão, os níveis de carga viral caem, reduzindo significativamente as chances de transmissão do vírus.

O protagonismo da Enfermagem também está na assistência, nas orientações e nos cuidados aos pacientes.

Sobre a doença

A Aids é uma doença infecciosa, transmitida pelo vírus HIV. Segundo dados do Ministério da Saúde e do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), a cada 15 minutos uma pessoa se infecta com o vírus no Brasil.

Apesar do dado, no Espírito Santo o número de notificações de casos de HIV/Aids caiu em relação aos anos anteriores, conforme divulgado pela Secretaria do Estado da Saúde (Sesa).

Tratamento

Desde 1996 que o país oferece, gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), todos os medicamentos antirretrovirais. Além disso, desde 2013 que o SUS garante tratamento para pessoas que vivem com o HIV (PVHIV).

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30