Segurança: EPIs devem ser utilizados corretamente no enfrentamento à covid-19


26.03.2021

Diante da grave crise sanitária provocada pelo prolongamento da pandemia do coronavírus (covid-19), o Coren-ES evidencia, mais uma vez, a importância do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelos profissionais de Enfermagem.  

Conforme as diretrizes divulgadas pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), para cada ambiente, que se tenha ou não contato com o paciente suspeito ou confirmado de contaminação por covid-19, há os EPIs necessários a serem utilizados naquele momento. 

Entre esses, as máscaras N95 ou PFF2, capote, proteção ocular (óculos ou máscara facial) e as luvas de procedimento. Além disso, outros cuidados como separação dos fluxos de trabalho e de atendimento também são essenciais durante esse momento. As diretrizes estão disponíveis AQUI

A presidente da autarquia capixaba, Andressa Barcellos, reforça que auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros não devem aceitar condições fora dos protocolos de saúde para atendimentos relacionados à covid-19. 

“Os profissionais que não receberem EPIs corretos ou estiverem expostos a risco em situações que podem ser evitadas, devem denunciar ao Conselho, para que possamos fiscalizar e cobrar as devidas providências”, disse. 

As denúncias podem ser enviadas de forma online, para o canal da Ouvidoria

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30