Auditório cheio no 2º Seminário do Aprimoramento da Rede Cegonha
O auditório do Departamento de Enfermagem da Ufes, em Vitória, foi todo ocupado hoje (23/9), para o 2º Seminário de Aprimoramento da Rede Cegonha. Enfermeiros obstetras, residentes e profissionais de enfermagem interessados no tema participam ativamente do evento, que começou às 8h30 e vai até 17h.
A abertura foi feita pelos representantes do Coren-ES, Abenfo-ES, Curso CEEO – Ufes, Departamento de Enfermagem da Ufes, Maternidade Sofia Feldman, UFMG e Secretaria Estadual de Saúde. A presidente do Grupo de Trabalho em Enfermagem Obstétrica do Coren-ES, Ana Christina dos Santos, coordenou os trabalhos juntamente com as demais entidades organizadoras do evento.
A primeira atividade foi Exposição Dialogada: “Vivência dos aprimorandos na primeira etapa do curso de aprimoramento para enfermeiros obstétricos, com enfoque no componente parto/ nascimento da Rede Cegonha – Ministério da Saúde, com avanços e desafios em seus espaços de trabalho’’.
Enfermeiros Obstetras: Hercules Luz da silva, Wânia Ribeiro Trindade, Lílian Rubia Laranja, Greyce Pollyne Santos, Rosana Oliveira de Lima.
Na sequência veio a palestra: “Contextualização do Curso de Aprimoramento para enfermeiros obstétricos, com enfoque no componente parto e nascimento, da Rede Cegonha – Ministério da Saúde”. As palestrantes foram as professoras: Karla Caldeira e Débora Lucas Viana.
A segunda palestra da manhã foi Experiências Exitosas – “Trajetória da Enfermagem Obstétrica no Estado do Espírito Santo”, Enfª Albertina Maria Salomão Rocha – servidora da Sesa – Referência Técnica da Vigilância Câncer de Colo de Útero e Mamas.
O Seminário prossegue à tarde com a seguinte programação:
14h – Palestra: “Desafios para a Enfermagem Obstétrica X Zika Virus”, Enfª Luciene Freitas Lemos Borlotte – Servidora da SESA – Membro do Grupo Técnico do Controle de Dengue, Chikungunya e Zika.
14h30 – Palestra: Experiências Exitosas – “Autonomia do Enfermeiro Obstetra no Parto Domiciliar”, Enfª Obst. Juliana Santos Maia Zangirolami.
15h – Preletora: Carolini Pettini Uliana Vivência no Hospital Sofia Feldman em Belo Horizonte-MG. “Avanços e desafios vivenciados após o retorno em seu espaço de trabalho, com ênfase nos indicadores/Rede Cegonha”.
O evento tem o objetivo de divulgar e compartilhar a vivência no curso de aprimoramento e seus reflexos para o modelo de atenção oferecido à mulher e ao recém-nascido. Com esse modelo, pretende-se também fortalecer a Enfermagem Obstétrica para atuar com autonomia garantindo todo o contexto do processo parto/nascimento conforme a Resolução Cofen Nº 516/2016.
Veja Mais
- 05/07/2017 11:24
Doação de leite humano ajuda a salvar quase dois milhões de recém-nascidos - 10/05/2017 13:50
MEC regulamenta direito à amamentação em instituições federais de ensino - 23/02/2017 13:45
Ministério da Saúde publica diretrizes para parto normal no Brasil - 26/10/2016 12:39
Enfermagem lança moção de apoio às Diretrizes para Parto Normal - 21/09/2016 13:50
Participe do 2º Seminário do Aprimoramento da Rede Cegonha