Sessão de Desagravo em favor de enfermeira reúne profissionais e entidades na Serra


21.12.2016

O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo, Coren-ES, realizou na tarde dessa terça-feira (20/12), uma Sessão Pública de Desagravo em favor da enfermeira Andreia Santos da Silva, que no exercício da profissão, foi gravemente ofendida pela médica Suely Maria Cavalieri, dentro do Centro Cirúrgico do Vitória Apart Hospital.

O Desagravo Público ocorreu no auditório da Unidade de Saúde do Bairro Bela Vista II, na Serra, e reuniu profissionais, conselheiros do Coren-ES, familiares da enfermeira Andreia e um representante do Sindicato dos Enfermeiros. A gerente de Enfermagem do Vitória Apart, enfermeira e professora Ana Lucia Pizzolato, também estava presente.

O presidente do Conselho, Wilton José Patrício, abriu a Sessão e classificou como inaceitável um profissional que cuida da vida ser desrespeitado no exercício da sua função. Ele ressaltou que na Saúde trabalham equipes multiprofissionais e todas têm sua importância e seu valor.

“Não podemos admitir nenhum tipo de agressão contra um profissional de enfermagem no ambiente de trabalho. E com esta Sessão Pública de Desagravo, queremos promover reparação moral à enfermeira Andreia Santos da Silva, e reforçar o compromisso do Conselho com a enfermagem e o livre exercício da profissão.”

Wilton Patrício disse também que os profissionais agredidos no local de trabalho devem procurar o Conselho e formalizar denúncia para que outros Desagravos Públicos sejam realizados.

De acordo com Processo Administrativo aberto pelo Coren-ES, as ofensas contra a enfermeira aconteceram no dia 26 de setembro de 2015. O relator do PAD foi o enfermeiro Wladimilson Gama Almeida, coordenador da Câmara Técnica de Processo Ético do Conselho.

 

O relatório, lido pela conselheira Maristela Carneiro Luppi, destacou que a enfermeira Andreia Santos da Silva “foi agredida verbalmente, com palavras injuriosas, insultos e xingamentos, na presença de diversos outros profissionais, situação que ocasionou grave ofensa a sua dignidade e decoro”.

Ainda de acordo com o relatório, a agressão desencadeou-se após constatação, por parte da médica Suely Maria Cavalieri, de que faltava um equipamento específico a ser utilizado na cirurgia que realizaria naquele dia. Enfurecida, a médica então proferiu as ofensas e os insultos.

A enfermeira Andreia também fez uso da palavra. Ele agradeceu ao Conselho e aos presentes, e frisou que é preciso haver respeito sempre.

 

“Como pessoa, acredito que todos devem ser respeitados, mesmo que haja divergência de opinião ou conflitos em determinadas situações. Sou enfermeira, escolhi o cuidar como profissão e a exerço com muito amor e carinho. Nunca deixei que problemas pessoais interferissem no meu trabalho. A equipe funciona como o corpo humano. Todos os membros são importantes para manter o equilíbrio”, disse.

Vários conselheiros também se manifestaram e destacaram o compromisso do Coren-ES em utilizar todos os meios legais para combater a práticas ofensivas a auxiliares, técnicos e enfermeiros no exercício profissional de enfermagem.

O representante do Sindicato dos Enfermeiros, Fabrício Pinto Pereira, parabenizou o Conselho por promover o Desagravo Público, e também a enfermeira Andreia pela coragem de denunciar a agressão sofrida.

Leia abaixo, na íntegra, a Nota de Desagravo.

NOTA DE DESAGRAVO PÚBLICO

O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo – Coren-ES, representado pelo seu Presidente Dr. Wilton José Patrício, em cumprimento ao Art. 4º do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, aprovado pela Resolução Cofen 311/2007, e ao Art. 5º da Resolução Cofen 433/2012, noticia que o pedido de Desagravo foi analisado, julgado e desferido pelo Coren-ES em 30/09/2016 e, com isso, vem a público para desagravar a Enfermeira Dra. Andreia Santos da Silva, registro nº 392.252, que no exercício de sua profissão, foi desrespeitada (ofendida) em suas prerrogativas profissionais (honra) pela médica Dra. Suely Maria Cavalieri, CRM nº 5346.

 O Coren-ES reafirma seu compromisso com a enfermagem e repudia vigorosamente posturas que atentem contra o livre exercício da profissão, mantendo-se firme no sentido de coibi-las e adotar todas as medidas que estiverem ao seu alcance para sanar esses abusos.

Vitória – ES, 20 de dezembro de 2016.

Dr. Wilton José Patrício

Presidente do Coren-ES

 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30