Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-ES e Sesi-ES discutem sobre presença de Enfermeiros do Trabalho e RT em saúde ocupacional


26.11.2021

Coren-ES e Sesi-ES discutem presença do Enfermeiro do Trabalho e RT em serviços de saúde ocupacional

O papel educativo e de promoção ao exercício qualitativo da enfermagem também é uma das funções desempenhadas pelo Coren-ES e, a partir desta finalidade, o Conselho recebeu em sua sede (Vitória), na manhã desta sexta-feira (26), representantes da área de Saúde e Segurança do Serviço Social da Indústria (Sesi-ES), que vieram para estreitar o relacionamento, tirar dúvidas e conversar sobre a presença do Enfermeiro do Trabalho e do Enfermeiro Responsável Técnico (RTs) em serviços de saúde ocupacional. 

Isso porque o Sesi-ES, que já oferece diversos serviços na área da educação, cultura e negócios, também oferta soluções em segurança e saúde de trabalhadores industriais e seus dependentes em todos os municípios do Espírito Santo. E, por isso, necessitam frequentemente de novos parceiros. 

“Temos feito editais para credenciar parceiros, e viemos consultar o Coren-ES para busca indicações de clínicas de referência e conversar sobre a obrigatoriedade do enfermeiro do trabalho e do responsável técnico nesses serviços”, disse Amanda França de Sousa Baptista, Especialista em credenciamento do Sesi-ES, que participou do encontro. 

A presidente do Coren-ES, Andressa Barcellos, destacou que a presença do Enfermeiro e do Responsável Ténico é obrigatória nas instituições de saúde com serviços de enfermagem, e atuar sem a presença deste profissional é ilegal. 

“A Lei nº 7.498/86 – que regulamenta o exercício da enfermagem – dispõe que, em instituições de saúde, a atividade desempenhada pelos técnicos e auxiliares deve ocorrer sob supervisão do Enfermeiro. A mesma lei também estabelece quais são as atividades das categorias da enfermagem e que, coordenação, planejamento, organização, avaliação e monitoramento do serviço de enfermagem é privativa do Enfermeiro”, disse Andressa.

Também foi destacado que as clínicas que buscam o credenciamento com o Sesi-ES, devem conhecer e cumprir as legislações vigentes da enfermagem. “Às vezes os gestores e os próprios profissionais não conhecem as legislações e resoluções, o que é um grande desafio para nós. Mas é preciso cumprir. A presença do Enfermeiro é atrelada ao conhecimento técnico-científico que este profissional possui para atuar nas ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação em saúde ”, ressaltou Andressa. 

Parceria Coren-ES x Sesi-ES

A presidente do Coren-ES parabenizou a equipe presente pela iniciativa de vir até o Conselho para tirar dúvidas e buscar orientações. “Acredito que o resultado fortalecerá o acesso do trabalhador à equipe multiprofissional da saúde”, enfatizou Andressa. 

Estavam presentes na reunião, também, a conselheira secretária do Coren-ES, Sandra Cavati; o gerente executivo de Saúde e Segurança do SESI-ES, Flávio Rodrigues, a Gerente Técnica de Saúde e Segurança do SESI-ES, Adriana Carvalho; e a Enfermeira e especialista da área técnica do Sesi-ES, Ingridi Gaburro.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30