Coren-ES reforça importância do uso de EPIs para profissionais de Enfermagem


13.01.2022

Enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem estão, entre os profissionais da saúde, mais expostos ao risco de contágio dos vírus da covid-19 e Influenza. Para evitar a infecção, é imprescindível a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para prevenir, controlar, reduzir ou eliminar o risco de contrair as doenças.

Diante do aumento expressivo no número de casos no Espírito Santo e em todo o país, o Coren-ES reforça, mais uma vez, a importância do uso correto dos EPIs pelos profissionais de Enfermagem.

Segundo as diretrizes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), para cada ambiente, que se tenha ou não contato com o paciente suspeito ou confirmado de contaminação por covid-19, há os EPIs necessários a serem utilizados naquele momento.

Equipamentos de Proteção Individual
– Capote
– Máscaras de alta filtragem do tipo N 95, PFF2 ou equivalente
– Óculos ou protetor facial
– Gorro ou touca
– Luvas de procedimento

A presidente do Coren-ES, Andressa Barcellos, reforça que os profissionais de enfermagem não devem aceitar condições fora dos protocolos de saúde para atendimentos relacionados à doenças infectocontagiosas.

“Os profissionais que não receberem EPIs corretos ou estiverem expostos a risco em situações que podem ser evitadas, devem denunciar ao Conselho, para que possamos fiscalizar e cobrar as devidas providências”, destacou.

As denúncias podem ser enviadas de forma online, para o canal da Ouvidoria.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30