Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Ato de Desagravo Público em defesa de enfermeira vítima de agressão verbal


21.10.2025

O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) realizou, nessa segunda-feira (20), Sessão de Desagravo Público em favor da enfermeira Marcela Ferraz da Silva, vítima de agressão verbal praticada por uma Assistente Social durante o exercício de suas funções no Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (CREFES), em Vila Velha.

Promovido na sede da instituição, o ato teve como objetivo defender o livre exercício profissional da enfermagem e repudiar qualquer forma de violência ou desrespeito à categoria, atitudes que comprometem a qualidade e a segurança da assistência prestada à população.

Durante a cerimônia, o conselheiro diretor Douglas Lírio, que conduziu o momento, destacou o compromisso do Coren-ES com a valorização da enfermagem capixaba. “Se essa sessão de desagravo não fosse realizada aqui no hospital, faríamos em qualquer outro lugar, mas jamais deixaríamos de realizá-la. O Coren-ES tem compromisso com a enfermagem capixaba, e nossos profissionais precisam ter voz. O Conselho não tolerará casos de violência contra a enfermagem”, afirmou.

A enfermeira Laryssa Rodrigues, integrante do Comitê de Apoio aos Profissionais de Enfermagem Vítimas de Violência (CAPEVV/Coren-ES), reforçou que os profissionais podem e devem procurar o Conselho em situações semelhantes. “Temos percebido o aumento de casos de violência contra a enfermagem. Por isso, estamos indo aos locais de trabalho para reforçar que o Coren-ES está de portas abertas para acolher e prestar o devido atendimento”, destacou.

Emocionada, a enfermeira Marcela Ferraz agradeceu o apoio recebido e enfatizou a importância da união da categoria. “Precisamos levar as demandas ao nosso Conselho para que as providências sejam tomadas. Fiquei muito feliz com o apoio e acolhimento do Coren-ES e dos meus colegas. Que este ato sirva de exemplo para que outros profissionais também busquem o Conselho quando precisarem”, afirmou.

O Desagravo Público é um ato simbólico de reparação e fortalecimento dos princípios éticos da profissão, reafirmando o compromisso do Coren-ES com a valorização e o respeito à enfermagem capixaba. Denúncias de violência contra profissionais de enfermagem podem ser encaminhadas ao canal de ouvidoria do Coren-ES, disponível 24 horas pelo site da Autarquia.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30