Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

ARTIGO: Nursing Now: a campanha que se torna realidade


12.05.2020

A Campanha Nursing now, que traduzindo para o português, significa enfermagem agora, foi lançada em mais de 80 países, em meados de 2019. Tendo a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, e a atriz Emilia Clarke como embaixadoras da campanha, a Nursing now tem como objetivo de valorizar e destacar a importância do papel desempenhado pelo profissional da Enfermagem na contribuição de uma assistência à saúde.

O Nursing Now é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) que buscam chamar a atenção dos governos dos países integrantes da ONU, para que valorizem os profissionais de enfermagem, que são essenciais para atingir as metas globais, nacionais e locais de saúde. Durante este ano, o ICN e a OMS estão mobilizados para elevar o status da enfermagem, considerando seu papel central na concepção e implementação das políticas de Saúde que assegurem a universalidade do acesso.

Em janeiro de 2020, no Vaticano, o Papa Francisco, pediu a todos que rezassem pelos profissionais de saúde, em especial, para os enfermeiros e obstetras. Segundo o Papa “são profissionais que doam suas vidas para salvar outras vidas”. O Papa Francisco estava certo e talvez, profetizando algo que iria acontecer mais tarde.

Luciene e equipe no Hemoes

O surgimento da pandemia do COVID-19 que acontece em todo o mundo, evidencia ainda mais a importância da enfermagem. No entanto, não podemos nos esquecer que, diante de uma jornada de trabalho exaustiva, com longas horas de trabalho e baixos salários, muitos profissionais sentem-se obrigados a terem jornadas duplas ou triplas de trabalho. Muitos profissionais da enfermagem, por sua vez, estão adoecendo e muitos morrendo em decorrência de doenças relacionadas ao trabalho, tais como a Síndrome de Bournout e, a mais atual e devastadora, a COVID-19.

No Brasil, a enfermagem pede socorro ao poder executivo e legislativo. A classe aguarda há anos pela votação de dois projetos de leis a beneficiar a categoria, sendo o PL das 30 horas (Projeto de Lei 2295/2000) e PL do piso salarial (Projeto de Lei 459/2015) para auxiliares, técnicos e enfermeiros. No entanto, ambos aguardam por votação e sanção presidencial.

Observa-se que em meio à pandemia causada pela COVID-19, a população mundial vem demonstrando ciência sobre a importância do trabalho realizado pelos profissionais da enfermagem. Diversos atos e manifestos favoráveis à enfermagem foram realizados, mas toda a categoria espera algo a mais, além dos aplausos recebidos pela população nas janelas e varandas de diversas residências.

Neste mês dedicado à enfermagem, sendo o dia 12 de maio Dia do Enfermeiro, a categoria precisa refletir sobre a necessidade de união e luta. Também espera, em especial por parte dos governantes, uma verdadeira mobilização mundial (Nursing now), para que assim, possamos honrar o lema sublime da enfermagem descrito por Florence Nigthingale “A enfermagem é uma das artes, a mais bela das artes. A arte do cuidar”.

Ms. Luciene G. da Costa Zorzal

Enfermeira – HEMOES Vitória / ES

Mestre em Enfermagem Profissional –

Faculdade Israelita de Ciências da Saúde/SP

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30