Código de Ética da Enfermagem: o que é e qual a importância de respeitá-lo


27.06.2022

A Enfermagem tem a missão de salvar vidas, promover a saúde, acolher, atuar com ética, técnica, conforto, cuidado e, além de tudo, empatia. No entanto, o caso Klara Castanho reflete o contrário disso. A atriz, após ser vítima de violência sexual, teve o seu direito à privacidade violado durante processo de entrega voluntária para adoção, conforme assegura o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O princípio basilar da Enfermagem é a confiança. Portanto, o profissional de enfermagem que viola a privacidade do paciente em qualquer circunstância comete crime e atenta eticamente contra a profissão, conforme prevê o Art. 52 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

O Código de Ética Profissional é o instrumento legal que dispõe sobre os princípios, direitos, deveres, proibições, infrações e penalidades referentes à conduta ética que devem ser seguidos pelos profissionais no exercício de seu trabalho. Na Enfermagem, o Código foi aprovado pela Resolução Cofen nº 564/2017 e aplica-se aos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem. O documento é fruto de um amplo e democrático debate que concilia a segurança da sociedade com a proteção dos bons profissionais.

É importante ressaltar que os profissionais de Enfermagem e a sociedade utilizem a Ouvidoria dos Conselhos Regionais para tirar dúvidas, enviar sugestões, reclamações e até denúncias referente ao exercício profissional da categoria, para que as autarquias possam apurar e atuar efetivamente em prol do cumprimento das legislações e resoluções vigentes.

Acesse aqui o Código de Ética da Enfermagem

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30