Nota técnica sobre competências da Enfermagem no enfrentamento à Dengue


26.02.2024

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) divulgou, nesta segunda (26/2), nota técnica sobre operações de emergência, diante do cenário de epidemia de dengue enfrentado no Brasil. O documento, elaborado pelo Comitê de Operações de Emergências em Saúde (COES/Cofen) e pela Comissão Nacional de Urgência e Emergência (Conue/Cofen) foi submetido e aprovado pelo plenário. Ele define competências e atribuições do enfermeiro para enfrentamento à epidemia.

A nota define que cabe ao profissional de Enfermagem orientar, realizar, encaminhar, coletar e registrar dados da forma mais detalhada possível no prontuário do paciente. “O Cofen reconhece a relevância de cada profissional de saúde envolvido no enfrentamento da dengue e reitera seu especial agradecimento aos profissionais de Enfermagem que, incansavelmente, atuam para assegurar a saúde a toda população brasileira”, destaca a presidente do Cofen, Betânia Santos.

Segundo Eduardo Fernando de Souza, coordenador do COES/Cofen, o enfermeiro está capacitado para oferecer um cuidado abrangente e essencial, englobando a elaboração, implementação, execução de planos de cuidados e tomada de decisão, além de sua capacidade de orientação, acolhimento, avaliação clínica, solicitação de exames e administração de medicamentos dos protocolos institucionais.

A nota destaca a importância do reconhecimento dos sinais de alarme da dengue é de vital para nortear os profissionais de saúde no momento da triagem, e consequente evolução clínica e casos de hospitalização.

Confira a íntegra do documento.

Fonte: Ascom – Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30