Dia Mundial do Lúpus: a assistência de Enfermagem no tratamento da doença


10.05.2022

Nesta terça-feira, dia 10 de maio, é o Dia Mundial do Lúpus, doença inflamatória autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar. O nome científico da doença é “Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)”.

Os sintomas variam, mas podem incluir fadiga, dores nas articulações, manchas na pele e febre. Podem se agravar por alguns períodos e, posteriormente, melhorar.

Embora não haja cura para a doença, o tratamento é realizado com cremes e produtos que aliviam a manifestação do lúpus, de forma a controlar sua evolução e os sintomas, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Assistência de Enfermagem

A Enfermagem tem um papel importante no tratamento de pacientes acometidos com a doença, principalmente através dos seguintes cuidados: monitoramento dos sinais vitais, aplicação de medicamentos, promoção da segurança do paciente, procedimentos básicos, prevenção de lesões por pressão, entre outros.

Todos esses planos de cuidados de Enfermagem, em conjunto com o tratamento e a assistência oferecida pelos demais profissionais da equipe multidisciplinar, possibilita um conforto e controle do estado de saúde dos pacientes.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30