Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Em fiscalização, Coren-ES destaca boa assistência de Enfermagem em P.A.


15.04.2021

Coren-ES fiscaliza instituição de saúde em Vila Velha (Foto: P.A. Glória)

“Me sinto realizado. Tenho uma equipe maravilhosa e muita técnica”. Essas são as palavras do enfermeiro Joaquim dos Santos Junior sobre as atividades desenvolvidas pelos profissionais de Enfermagem no Pronto Atendimento da Glória, em Vila Velha. Na última semana, a instituição recebeu a fiscalização do Coren-ES e, no local, apenas foram solicitados alguns ajustes, mas nenhuma irregularidade grave foi encontrada.  

A fiscalização, realizada pelas conselheiras Paula Freitas e Sandra Cavati, pontuou os fluxos bem definidos, dimensionamento e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados. Fruto de um modelo que visa a gestão compartilhada, conforme explica Joaquim, que é Coordenador de Enfermagem do IGIS (Instituto da Gestão e Inovação da Saúde) do Pronto Atendimento.

“Devolvemos autonomia para os enfermeiros e reorganizamos a coordenação de enfermagem. Hoje estamos organizados como coordenação de enfermagem RT, Enfermeiro do SCIH, Enfermeiro da educação continuada, que participam ativamente da gestão. Além disso, foi criado sistema de enfermeiro staff para o plantão noturno. Enfermeiros com mais experiências e que auxiliam outros enfermeiros”, disse. 

A partir da organização da gestão, os profissionais identificaram as necessidades do P.A e investiram em treinamento, obedecendo aos parâmetros das Resoluções Cofen nº 543/2017 (sobre fluxo e dimensionamento) e nº 358/2009 (sobre a sistemática dos processos de Enfermagem), conforme constatado em fiscalização. 

“Identificamos uma necessidade de um enfermeiro no SCIH para garantir um melhor processo de segurança para os pacientes e maior segurança para os trabalhadores. Outro ponto importante foi a padronização dos EPI’s a serem utilizados pela equipe, tempo de validade, controle de troca, especificação técnica visando as normas vigentes. Com isso vimos a necessidade de treinamento contínuo com todos os trabalhadores, tais como: normas da instituição, procedimentos e atualizações, código de ética da enfermagem, humanização no atendimento, uso de EPI’s, dentro outros treinamentos”, disse Joaquim. 

Os bons resultados desenvolvidos pela enfermagem, na Instituição, são motivos de orgulho não só para o coordenador, como também para toda a equipe. “Para mim são os melhores e mais dedicados profissionais no mercado. Parabenizo também o trabalho que o Coren-ES vem realizando. Vale a pena destacar que consideramos o Conselho um parceiro, que me ajudou muito a nortear e a colher esses bons resultados, enfatizou o enfermeiro Joaquim. 

Fiscalização

Para a conselheira Paula Freitas, que estava presente na fiscalização, o P.A. da Glória, “é um bom exemplo de como o investimento na gestão de qualidade, definição de fluxos, RT regular e treinamentos são essenciais para manter uma assistência de enfermagem segura e qualitativa para a sociedade”. 

O Coren-ES segue realizando fiscalizações em demais instituições de saúde do estado. Somente neste ano, já foram mais de 100 inspeções efetuadas. 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30