Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Inédito: Coren-ES empossa primeira Comissão de Ética de Enfermagem Militar do Espírito Santo


30.09.2025

O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) deu posse, nesta segunda-feira (29), à primeira Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) do Hospital da Polícia Militar (HPM), em Vitória. A cerimônia, realizada no auditório da instituição, contou com a presença dos conselheiros diretores e autoridades da área militar, que destacaram a relevância da enfermagem militar e o papel essencial da comissão no fortalecimento da profissão dentro da unidade de saúde.

Durante o evento, foi ressaltado que esta é a primeira comissão de ética de enfermagem em uma instituição militar no Espírito Santo. Também foram apresentadas as normativas que regem a atuação das comissões, como a Resolução Cofen nº 593/2018, que dispõe sobre a instituição e funcionamento das CEEs em unidades de saúde. Os participantes ainda relembraram a trajetória da enfermagem militar dentro do Sistema Cofen/Conselhos Regionais e reforçaram as atribuições da comissão em divulgar e zelar pelo cumprimento da legislação de enfermagem, identificar ocorrências éticas e disciplinares e promover ações preventivas e educativas.

O presidente do Coren-ES e coordenador da Comissão Nacional de Enfermagem Militar (Conpem), Capitão Wilton José Patrício, destacou a importância do trabalho que a nova comissão irá desempenhar. “A Comissão de Ética de Enfermagem é o braço direito do Sistema Cofen/Conselho

s Regionais dentro das instituições. Vocês terão a responsabilidade de representar o Conselho dentro do HPM, garantindo o cumprimento das normas e diretrizes que regem a profissão. É a comissão que avalia e orienta as providências necessárias em cada questão relacionada ao exercício profissional da enfermagem”, afirmou.

O Conselheiro Secretário do Coren-ES, Leonardo França Vieira, ressaltou o comprometimento da equipe. “É muito gratificante estar próximo de vocês. A gente percebe o compromisso não apenas com a ética, mas também com a ciência, e isso tem fortalecido muito a enfermagem capixaba”, destacou.

Representando a instituição, o tenente-coronel Carlos Ricardo Góes de Almeida também parabenizou os novos integrantes. “Vejo profissionais competentes, que exercem suas atividades da melhor forma possível, dentro da legalidade e da justiça. Desejo sucesso à comissão, espírito de justiça e que vocês desenvolvam muitas ações para o fortalecimento da enfermagem militar e da sociedade”, afirmou.

Os membros efetivos da Comissão de Ética de Enfermagem do HPM são o 1º Ten QOEPM Josiel Elisandro Werle (Coren-ES 576416-ENF), como presidente; 1º Ten QOEPM Ramylle Mayse dos Santos (Coren-ES 685348-ENF); 1º Ten QOEPM Amadeus de Jesus Santos (Coren-ES 693665-ENF); e Sd QPMP-S Raislan Gomes Cesario (Coren-ES 1383279-TE). A membro suplente é a Sd QPMP-S Erica Rodrigues Coutinho (Coren-ES 1661763-TE).

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30