Língua Pomerana: profissionais de Enfermagem de Domingos Martins mantêm idioma vivo


19.07.2023

A Enfermagem faz a diferença na assistência à saúde dos pomeranos que vivem no município de Domingos Martins, região Serrana do Espírito Santo. Isso porque cerca de vinte profissionais de Enfermagem que atuam no Hospital Arthur Gerhardt falam a Língua Pomerana, não originária do Brasil, facilitando a comunicação com pacientes moradores locais.

Os pomeranos preservam a cultura e o dialeto até os dias atuais e muitos nem falam português. De acordo com a enfermeira Responsável Técnica da instituição, Charlene Grazielly Azevedo, o vínculo de confiança que é estabelecido no momento em que o paciente percebe que o profissional ‘fala a sua língua’ é gratificante.

“O dialeto pomerano é uma tradição passada de pai para filho, considerado bem complexo. Ter profissionais de Enfermagem que são de origem Pomerana e entendem a linguagem faz toda a diferença na assistência à saúde”, destacou Grazielly.

“Eu trabalho há seis anos no Hospital Arthur Gerhardt. Estou muito por exercer meu trabalho na instituição e poder cuidar dos pacientes. Deus vem me abençoando cada dia mais”, afirmou a técnica de Enfermagem e pomerana, Thayná Nass.

O Coren-ES planeja implementar, em breve, a Comissão Regional de Enfermagem em Saúde Intercultural. “Temos como objetivo realizar o mapeamento das regiões para executar o atendimento e estudos destinados à população ingídena, quilombola, cigana, LGBTQIAPN+ e imigrantes, desde a atenção primária até a secundária”, afirmou a presidente do Coren-ES, Sandra Cavati.

Entenda

Os pomeranos são um povo alemão originário da Pomerânia, que ficava localizada na região do Mar Báltico, entre a Alemanha e a Polônia. No século XIX, milhares de pomeranos imigraram, sobretudo para os Estados Unidos e para o Brasil, onde até hoje vivem muitos descendentes.

Atualmente, cerca de 100 mil descendentes vivem no Espírito Santo, principalmente em Santa Maria de Jetibá e Domingos Martins. Nesses locais, a língua é preservada e passada de geração em geração.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30