Nota de Desagravo Público – Coren-ES realiza ato em defesa de enfermeira, no município de Serra


05.02.2025

O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) realizou, nesta quarta-feira (5), o ato de desagravo público em defesa da integridade profissional e da honra da enfermeira e coordenadora de enfermagem do Vitória Apart Hospital (Serra), Elissandra Nunes dos Santos. A sessão pública foi realizada no auditório da instituição, localizada no município de Serra, e mediada pelos conselheiros diretores da Autarquia, com a presença das equipes de enfermagem local.

O ato foi marcado pela reivindicação ao respeito e à valorização à enfermeira vítima de ofensa, desrespeito e constrangimento em seu ambiente de trabalho, desferidos por um médico durante o exercício da profissão.

“Estamos aqui para manifestar nossa solidariedade e enfatizar que o Coren-ES está aqui por você. É inadmissível vermos profissionais dedicados e comprometidos com a sua profissão serem vítimas de situações como essa. Quando a Elissandra é ofendida, todo o plenário do Conselho também é ofendido, assim como os 55 mil profissionais de enfermagem do Espírito Santo e os mais de 3 milhões em todo Brasil. Por isso, não podemos permitir que situações como essa continuem. A enfermagem precisa ser respeitada”, disse o presidente do Coren-ES, Dr. Wilton José Patrício.

Na cerimônia, a enfermeira desagravada destacou o papel essencial da enfermagem e pontuou a importância da denúncia para a promoção do respeito à categoria. “Não temos que ter medo. Precisamos denunciar aos nossos órgãos de classe e aos meios civis, se necessário, para que possamos ter um ambiente de trabalho digno e com respeito. A medicina não é exercida sozinha e precisa de uma equipe multidisciplinar, espaço este em que mostramos o papel da enfermagem e impomos o nosso respeito”, disse a Enfª Elissandra .

Participaram da cerimônia os conselheiros diretores, Dr. Wilton José Patrício, Dr. Leonardo França Vieira e Dr. Douglas Lírio Rodrigues, o assessor jurídico Dr. Gabriell Souto e também a representante do Comitê de Apoio aos Profissionais de Enfermagem Vítimas de Violência do Coren-ES, Sr. Juliano Rocha Coutinho.

Desagravo Público

Os Conselhos Regionais de Enfermagem realizam sessões de desagravo público em defesa dos profissionais que sofreram ofensas no exercício da profissão. Essas sessões são conduzidas em conformidade com a Resolução Cofen nº 433/2024 e ocorrem de forma pública e regulamentada.

Profissionais de Enfermagem que forem ofendidos durante o desempenho de suas funções, ou em razão delas, têm o direito de solicitar uma sessão de desagravo ao Coren-ES. A solicitação pode ser feita por meio do canal de Ouvidoria, disponível no site www.coren-es.org.br.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30