Coren-ES aprova parecer técnico sobre atuação da equipe de enfermagem em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)


23.04.2025

Imagem: Reprodução/Internet

O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) aprovou, em sua Reunião Ordinária de Plenário nº 487, o Parecer nº 006/2025 da Câmara Técnica de Saúde Mental, que trata da atuação da equipe de enfermagem nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

O documento destaca que, no âmbito do trabalho em equipe, técnicos e auxiliares de enfermagem são bem-vindos para colaborar nas fases de diagnóstico e reavaliação do Projeto Terapêutico Singular, com o objetivo de contribuir para a compreensão da singularidade do sujeito e de sua evolução. Também ressalta que o acolhimento e a escuta qualificada devem ser realizados por toda a equipe, incluindo os profissionais de enfermagem. Para atendimentos a pacientes em crise ou surto, é necessária a realização da classificação de vulnerabilidade, conforme as diretrizes da Rede de Atenção Psicossocial.

O texto ainda apresenta as competências do enfermeiro na composição da equipe mínima dos CAPS, destacando a importância de estabelecer prioridades, especialmente nas atividades privativas desse profissional. No que diz respeito à execução de atividades interdisciplinares, o enfermeiro deve atuar como membro da equipe multiprofissional de forma planejada e programada, compartilhando as ações com os demais integrantes da equipe.

Confira o documento completo:

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30