Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-ES fiscaliza PA do Trevo, em Cariacica, e Hospital da Associação dos Funcionários Públicos, em Vitória


11.12.2015

O Coren-ES iniciou nessa quinta-feira (10/12), uma fiscalização no Pronto Atendimento do Trevo de Alto Lage, em Cariacica, que passou a funcionar como PA 24 horas há menos de dois meses. Os profissionais do PA de Itacibá e do PA Infantil, que foram fechados, agora estão na nova unidade. A fiscalização ocorreu durante toda manhã e será concluída na próxima semana. Os problemas verificados farão parte de um relatório que será entregue aos gestores do Pronto Atendimento para providências.

PA TREVO PARA SITE  ZZC_5025

Aproximação

Mantendo o compromisso da atual gestão do Coren-ES, de aproximação com os profissionais de enfermagem, a vice-presidente do Conselho, Suely Rodrigues Rangel, participou da visita com o objetivo de conversar com os técnicos e enfermeiros do PA e de conhecer a nova estrutura. A coordenadora da Fiscalização, Adriani Ribeiro, e a conselheira Jailsa Correia Branbate, também estavam presentes.

Suely destacou que ainda há muita confusão quanto ao papel do Conselho, que é uma autarquia federal criada para assegurar que a população receba assistência de enfermagem livre de imperícia e negligência. “Salário, insalubridade e carga horária, por exemplo, são atribuições dos sindicatos. Ao Coren-ES cabe verificar se o profissional está devidamente habilitado e atuando com qualidade técnica e ética”, resumiu. Ela também enfatizou que o Conselho está de portas abertas para os profissionais de enfermagem.

Ao final da conversa, todos manifestaram satisfação pela atitude do Conselho, de buscar essa proximidade com o conjunto dos profissionais.

Hospital

Depois do PA do Trevo, a equipe do Coren-ES seguiu para o Hospital da Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo (AFPES), em Vitória. A administração da unidade foi terceirizada recentemente e vários profissionais acabaram demitidos. Nesse contexto, a instituição se comprometeu a manter apenas 70 leitos ativos. Antes havia 107.

O Coren-ES se reuniu com os representantes da Unikmed, empresa que assumiu o comando do Hospital, para entender como as modificações foram realizadas e qual é a situação atual da assistência de enfermagem. Participaram da reunião, o enfermeiro fiscal Antônio Pereira Filho, a coordenadora de Fiscalização e a vice-presidente do Conselho.

A equipe do Coren-ES também fez questão de conversar com os profissionais de enfermagem que, justificadamente, estão apreensivos com as mudanças de gestão e do modelo de assistência na unidade.

A fiscalização também foi realizada nos setores onde há profissionais de enfermagem. A Unikmed será notificada quanto aos problemas verificados e o Conselho continuará acompanhando os desdobramentos juntamente com os profissionais do hospital.

ZZC_5028

 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30