Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Enfermagem capixaba marca presença histórica ao levar cultura, ciência e representatividade ao 27º CBCENF


15.09.2025

A Enfermagem capixaba pocou em mais uma edição do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (27º CBCENF), realizado de 08 a 11 de setembro de 2025, no Centro de Convenções de Salvador (BA). Com uma caravana de mais de 300 participantes vindos de diversos municípios do Espírito Santo, distribuídos em seis ônibus, o Coren-ES entrou para a história ao levar uma das maiores delegações ao maior congresso de enfermagem da América Latina.

Entre profissionais, estudantes, conselheiros, colaboradores e empregados, a delegação capixaba se destacou pela forte presença e pela valorização da cultura do Espírito Santo. Um dos momentos mais marcantes foi a cerimônia de abertura, que contou com a participação da Banda de Congo Raízes da Barra, embalando a delegação capixaba com o ritmo tradicional do congo ao som de “Madalena”, de Martinho da Vila. Bandeiras do estado e a tradicional camiseta da Enfermagem capixaba completaram o desfile, levando a identidade cultural do Espírito Santo para o palco nacional.

Espírito Santo no estande do Cofen/Conselhos Regionais

Ao longo dos quatro dias de evento, o Espírito Santo também marcou presença na feira de estandes dos Cofen/Conselhos Regionais, oferecendo brincadeiras, práticas integrativas, quiz, campeonatos relacionados à saúde e degustação de produtos típicos capixabas, aproximando os participantes de outras regiões da nossa cultura.

“O CBCENF é o maior congresso de enfermagem da América Latina, reunindo profissionais do Brasil e de outros países do continente. Partindo dessa premissa, nossa gestão buscou fazer história levando uma das maiores caravanas já organizadas, oportunizando à Enfermagem capixaba vivenciar essa experiência única e engrandecedora”, destacou o presidente do Coren-ES, capitão Wilton José Patrício.

Enfermagem capixaba na programação científica

O protagonismo também esteve presente na produção científica, com a participação de profissionais e estudantes capixabas em apresentações de trabalhos, e-pôsters, lançamento de livros e muito mais.

Outro ponto de destaque foi o III Encontro Internacional da Enfermagem Militar, liderado pelo presidente do Coren-ES, que integra a Comissão Nacional de Enfermagem Militar. A programação contou com palestras, mesas-redondas e cursos de capacitação voltados à Enfermagem Militar, com a presença de especialistas nacionais e internacionais.

Já no Seminário Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, os conselheiros do Coren-ES Fábio Raider e Douglas Lírio marcaram presença em debates sobre os desafios, avanços e o protagonismo desses profissionais em todo o Brasil.

“O seminário foi uma oportunidade fundamental para dar visibilidade ao papel essencial dos técnicos e auxiliares de enfermagem. São profissionais que estão na linha de frente do cuidado e que precisam ter sua atuação reconhecida, valorizada e fortalecida em todo o país”, afirmou o conselheiro Douglas Lírio, que também é membro da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Conatenf).

Douglas também participou da Reunião de Tesoureiros do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, espaço destinado à aproximação entre os Conselhos e à discussão de estratégias de melhoria para as atividades administrativas e financeiras.

Luta pelas 30 horas

A delegação capixaba também participou do ato em defesa da PEC 19, que propõe a regulamentação da jornada máxima de 30 horas semanais para enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras. O movimento reforça a luta histórica da categoria pela valorização e melhores condições de trabalho, assegurando dignidade e reconhecimento ao exercício profissional da Enfermagem.

Reconhecimento à Enfermagem com o Prêmio Anna Nery

Durante a programação, a Enfermagem capixaba também foi homenageada no Prêmio Anna Nery, a maior honraria concedida pelo Cofen a profissionais de destaque na área. O técnico de enfermagem Basílio Antônio Neves Santos, conhecido como Basílio da Saúde, foi indicado pelo plenário do Coren-ES e recebeu a honraria em reconhecimento à sua trajetória como ativista e defensor dos direitos da categoria.

O prêmio é a maior láurea concedida pelo Cofen a profissionais de enfermagem brasileiros que se destacaram por seu exercício profissional. O evento ocorre anualmente, e homenageia enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que, apesar de terem histórias e trajetórias distintas, são unidos pela dedicação a uma profissão que cuida de vidas e é essencial para a saúde coletiva.

Protagonismo capixaba

A caravana histórica reforça o compromisso da atual gestão do Coren-ES em investir na capacitação e valorização da Enfermagem capixaba. Todo o plenário do Conselho esteve presente no evento, junto a empregados, colaboradores e conselheiros, consolidando a representatividade do Espírito Santo no maior congresso de enfermagem da América Latina.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30